Horário: De Segunda à Sexta das 9.00 às 18.00 horas

A Exposição da Mandala de Areia Foi Lindamente Encerrada na Sexta-Feira, 25 de Março

A exposição da Mandala de areia, realizada durante 10 dias na recém inaugurada Tibet House Brasil, foi lindamente encerrada na sexta-feira, 25 de março, na presença de um número importante de amigos, apreciadores da arte e buscadores espirituais.

12512784_10205801937196270_909582901805474462_nMuitos vieram de fora de São Paulo para apreciar a Sagrada Mandala no último dia da exposição. Lama Losang Samten, que durante os 10 dias construiu meticulosamente a Mandala do Buda da Medicina ou da Cura, sempre ensinando o seu significado, novamente deu explicações detalhadas ao público presente.

Antes que o Lama desse início ao ritual de desmanchamento da Mandala de areia, a violinista coreana Soo Kyong Kim ofereceu um tributo musical emocionante,  encerrando a exposição da Mandala. Lama Losang Samten dirigiu então o ritual, recolhendo a areia, colocando-a numa jarra e levando a procissão para que a areia fosse lançada nas águas de um lago no Parque Ibirapuera. Muitos seguiram a procissão para acompanhar a etapa final do evento. Foi uma cerimônia emocionante e solene.

Durante 10 dias Lama Losang Samten construiu, de maneira excepcionalmente cuidadosa, essa obra de arte única e requintada mostrando suas incríveis habilidades artísticas e seu grande conhecimento da iconografia budista.

1001028_1377444125614998_8927385844771389451_nDurante sua construção, ele dava explicações de todas as etapas da Mandala do Buda da Medicina, ressaltando o seu significado. Cada aspecto da mandala tem um sentido, nada é arbitrário ou supérfluo – suas cores e desenhos têm significado profundo, nessa arte que se mantém por séculos autêntica e fiel aos ensinamentos originais do Buda, onde cada cor é um antídoto a uma emoção negativa específica.

Ao longo de sua visita, Lama Losang Samten ministrou duas palestras: “Mandala e seu significado” e  “Sabedoria antiga para uma sociedade contemporânea: desenvolvendo uma mente saudável”. Organizadas pela Tibet House Brasil e a Associação Palas Athena, as palestras receberam um público bastante interessado e numeroso. Também dirigiu um retiro de dois dias no final de semana no Mosteiro Sakya em Cabreúva, nos arredores de São Paulo.

Assim, estamos muito felizes que o evento tenha sido um grande sucesso.  Queremos expressar nossa sincera gratidão ao Lama Losang Samten que veio especialmente da Filadélfia, Estados Unidos, para construir esta Mandala de areia na inauguração da Tibet House Brasil.

Agradecemos aos membros do conselho da Tibet House Brasil, os membros do pessoal da Pallas Athena bem como aos voluntários que estiveram presentes durante esse evento por seu apoio generoso.

Finalmente queremos agradecer às pessoas que se interessaram por esta arte sagrada e visitaram a mostra e que vieram repetidas vezes para testemunhar cada etapa de sua evolução.