28 Mar,2024 Horário: De Segunda à Sexta das 10.00 às 18.00 horas

A Medicina Tibetana faz sucesso no Ocidente

June 4, 2016 1:46 am    Back to Home

por Michele Martin, 27 de maio de 2016

Karmapa visita a empresa farmacêutica Padma

Wetzikon, Suíça – 25 de maio de 2016

Esta manhã, Gyalwang Karmapa viajou para uma pequena cidade nos arredores de Zurique para visitar os escritórios e a fábrica da Padma Company, que fabrica uma variedade de medicamentos tibetanos. A organização em breve celebrará o seu cinquentenário. O Karmapa visitou primeiramente a fábrica; em uma área externa, foi preparada uma cadeira recoberta com brocados sob uma thangka do Buda da Medicina.

Depois que o Karmapa chegou e tomou seu assento, o CEO da Padma, o Sr. Herbert Schwabl, falou sobre a história da empresa e os produtos que fabrica. Ele explicou que duas das ervas que eles utilizam são cultivadas na Suíça e as demais são compradas em diversos outros países. Depois de todos esses anos anos, surgiu uma mescla de medicina suíça e tibetana, disse ele; quando não conseguem encontrar as ervas tradicionais, eles experimentam substitutos disponíveis localmente. Um aspecto especial do trabalho na Suíça é que o governo reconhece a medicina tibetana oficialmente ⎯  único país do Ocidente a fazê-lo. Padma iniciou o processo de solicitação de reconhecimento europeu.

Gyalwang Karmapa no Padma EmpresaUm técnico de laboratório, vestindo um jaleco branco, trouxe um carrinho com amostras de seus medicamentos, embalados como produtos europeus em blisters e caixas elegantes. Mr. Schwabl explicou que a tradição tibetana é seguida na preparação das ervas em pó, e que para atender os ocidentais, em vez dos comprimidos soltos tradicionais, o medicamento é colocado em cápsulas, que podem ser tomados com mais facilidade.

Os medicamentos da Padma são usados para tratar uma variedade de problemas, como disfunção hepática e resfriado comum. Quatro desses medicamentos foram reconhecidos nacionalmente e dez localmente, o que é um excelente endosso já que a Suíça é famosa pela qualidade de seus produtos. Padma também segue as Boas Práticas de Fabricação (GMP – Good Manufacturing Practices), que é um padrão farmacêutico internacional. Então mostraram ao Karmapa como a qualidade das ervas são testadas para certificar a ausência de contaminantes nos componentes, como pesticidas.

Mr. Schwabl concluiu sua apresentação dizendo que a Padma tem a motivação de ajudar as pessoas, e não apenas de produzir medicamentos. “A nossa mente e o nosso coração estão no Tibete e na Suíça”, disse ele, “e nós trabalhamos com os diferentes aspectos de ambas as culturas com o desejo de beneficiar muitas pessoas.”

O Karmapa abriu seu discurso agradecendo as pessoas que trabalham na Padma e elogiou-os por trabalharem em harmonia com a ciência para sustentar a tradição médica tibetana. Seus esforços se tornarão parte da história tibetana, afirmou. “Os governos da Índia e da China também apoiam a medicina tibetana”, disse ele, “no entanto, no que diz respeito a manter a  qualidade e apostar na pesquisa, a Padma é um modelo para o mundo inteiro.” “Seu entusiasmo e sua dedicação tem beneficiado muito a medicina tibetana”, acrescentou, “e também é possível que, no futuro, a medicina tibetana seja capaz de oferecer medicamentos para doenças modernas, como o câncer”.

Vários dos Karmapas, observou ele, tiveram uma ligação especial com a medicina tibetana. O Terceiro Karmapa, Rangjung Dorje, por exemplo, desenvolveu cem novos medicamentos com diferentes potenciais. Quando o 16o. Karmapa escapou do Tibete, levou com ele uma caixa de tesouros especiais, repleta de medicamentos tibetanos. O Karmapa disse que ele próprio não tem muito conhecimento sobre a tradição médica, mas apoiou fortemente e incentivou o seu desenvolvimento.

O Karmapa foi então convidado a visitar as instalações de produção, que são ambientes estéreis; todos tiveram que vestir aventais especiais, toucas, e propés. Máquinas complexas, organizadas em três fases, produzem os medicamentos: misturam as ervas,  encapsulam, e acondicionam em modernas embalages. Apenas algumas pessoas acompanharam o Karmapa, mas a visita foi projetada em uma tela para que todos pudessem ver.

Gyalwang Karmapa no Padma EmpresaNa despedida, o Sr. Schwabl fez ao Karmapa uma pergunta clássica. Disse que eles não inventam medicamentos na Padma como fez o Terceiro Karmapa, mas precisam adaptar a tradição à situação do mundo moderno em que se encontram. “Temos uma tradição, mas precisamos modificá-la”, disse ele. “Nós trabalhamos com as autoridades; algumas ervas são permitidas e outras não. Algumas pessoas nos dizem que somos muito modernos e que a tradição deve ser mantida tal como é. “Então”, perguntou ao Karmapa,”devemos manter a tradição ou o que estamos fazendo é certo?”

O Karmapa respondeu: “Você deve trabalhar em harmonia com o lugar onde está. A medicina tibetana já foi modificada antes e pode ser alterada novamente. Por exemplo, na Índia, não podemos obter alguns dos componentes e por isso usamos substitutos.” Ele acrescentou: “Há muito a ser feito e eu os apoio na realização dessas mudanças, que devem ser feitas por pessoas que conhecem bem a medicina. O principal é beneficiar as pessoas.” E concluiu: “Algumas pessoas dizem que a tradição é mais importante. Eu não concordo.”

Ao final, Mr. Schwabl apresentou a equipe e convidou o Karmapa para visitar os escritórios da Padma em outro local. Esta visita a Padma ilustra claramente como uma tradição tibetana poderia ser transplantada para o Ocidente, onde não apenas prosperaria, mas continuaria a se desenvolver

Translated from http://karmapafoundation.eu/tibetan-medicine-finds-success-west/

Related Posts

February 1, 2024 12:09 pm

Temos o prazer de anunciar uma série transformadora de ensinamentos sobre a sabedoria profunda e atemporal contida nas 37 Práticas de um Bodhisattva, de Gyalse Tokme Sangpo Esse antigo texto, com raízes na tradição budista Mahayana, oferece um roteiro para o cultivo da compaixão, da sabedoria e do altruísmo em...Read more

January 19, 2024 3:07 pm

A noite de 14 de janeiro de 2024, na Tibet House Brasil em São Paulo, foi marcada pelo retumbante sucesso da palestra do estimado Tenzin Wangyal Rinpoche sobre "O Poder da Respiração na Antiga Tradição Iogue do Tibete" O evento testemunhou uma participação esmagadora da comunidade brasileira, destacando seu grande...Read more

January 12, 2024 11:54 am

Em 10 de janeiro de 2024, Lama Rinchen, o Presidente da Tibet House Brasil, teve uma audiência com Sua Santidade o Dalai Lama em Bodhgaya, Bihar, Índia Lama Rinchen, um dos membros fundadores da Tibet House Brasil, atuou como tesoureiro de 2014 a 2022 Em outubro de 2022, assumiu a presidência, sucedendo Elisa H Kozasa, que...Read more

January 7, 2024 6:24 pm

"108 Horas de Paz" é um evento anual organizado pelo CEBB - Centro de Estudos Budistas Bodhisattva e ICM - Instituto Caminho do Meio, localizado em Viamão, RS, com mais de 20 anos de tradição, que ocorreu nos dias 27 a 31 de dezembro de 2023 O evento teve como objetivo incentivar a reflexão sobre crescimento pessoal,...Read more

Faça sua doação para que a Tibet House Brasil possa continuar o trabalho de preservar e disseminar os valores culturais e espirituais do Tibete.
Mais informação

Tibet House Brasil
Rua Guarará, 108,
Jardim Paulista, São Paulo
SP - 01425-000
Brasil

Telefone: +55 (11) 3889 0646
e-mail: info@tibethouse.org.br

Horário: De Segunda à Sexta das 10h00 às 18h00
Fechado temporariamente

* indicates required