29 Mar,2024 Horário: De Segunda à Sexta das 10.00 às 18.00 horas

Dr. Alejandro Chaoul fez uma apresentação sobre o efeito da yoga tibetana antiga sobre a qualidade de vida das pessoas com câncer

April 27, 2016 9:03 pm    Back to Home

Na noite da última segunda-feira, dia 25 de abril, o Dr. Alejandro Chaoul da Universidade do Texas, fez uma apresentação extremamente envolvente sobre o efeito da yoga tibetana antiga – Tza rLung – sobre a qualidade de vida das pessoas com câncer, no centro de Conferências do Hotel Matsubara, em São Paulo.

Dr. Alejandro é Professor Adjunto e Diretor de Educação do Programa de Medicina Integrativa no Centro de Tratamento do Câncer MD Anderson, na Universidade do Texas. Ele trabalha no Centro McGovern para Ciências Humanas e Ética e na Escola Médica da Universidade do Texas em Houston, onde ensina espiritualidade e saúde para estudantes de medicina.

13043252_10153378963536441_8672546773179774382_nEsta foi a terceira da série de palestras organizadas pela Tibet House Brasil, cujo objetivo é promover e compartilhar a herança tibetana espiritual e cultural com os os brasileiros. Os dois palestrantes anteriores foram o Dr. Daniel Goleman, autor do livro recém-lançado, A Force for Good: The Dalai Lama’s Vision for Our World, e o Ven. Losang Samten, ex-monge do Mosteiro de Namgyal.

O Dr. Alejandro iniciou sua apresentação contando algumas histórias interessantes sobre sua viagem inicial para o Himalaia, Ladakh e Dharamsala em 1989, e sobre o seu primeiro encontro com Sua Santidade o Dalai Lama.

Em seguida, ele compartilhou mais algumas histórias sobre a oportunidade que teve em 1992 de participar dos preparativos da primeira visita de Sua Santidade à Argentina, juntamente com sua mãe, Susi Reich, e a Prof. Lia Diskin. Essa visita e a entrevista pessoal que teve em seguida com Sua Santidade, disse ele, em última análise, levaram-no a interessar-se mais seriamente em estudar a espiritualidade e a medicina tibetana.

Depois de compartilhar essas histórias, Dr Alejandro falou brevemente sobre a medicina tibetana e sua ênfase na correlação entre mente e corpo e seu efeito sobre o bem-estar dos indivíduos.

Ele também comentou sobre os diálogos contínuos de Sua Santidade com os cientistas ocidentais, aproximando a ciência e a espiritualidade e também dando maior destaque à questão da correlação entre a mente e o corpo.

Dr. Alejandro, então, compartilhou sua experiência profissional no MD Anderson Cancer Center na Universidade do Texas e no Centro McGovern da Universidade de Ética e Ciências Humanas, e explicou como a medicina integrativa pode complementar as práticas médicas convencionais.

Ele explicou extensamente como a antiga yoga tibetana, Tza rLung, e a meditação podem se tornar parte das intervenções integrativas e ajudar a aliviar o estresse e melhorar a qualidade de vida das pessoas em geral e das pessoas com câncer, com quem eles lidam regularmente no MD Anderson Cancer Center.

O Dr. Alejandro também compartilhou alguns detalhes sobre a pesquisa que seu grupo realizou no MD Anderson Cancer Center, com financiamento do National Cancer Institute, que estudou os efeitos das intervenções mente-corpo (meditação, manejo do estresses e Yoga Tibetana) nos pacientes com câncer.

Ele concluiu sua apresentação dizendo que a Medicina Integrativa, juntamente com uma abordagem social adequada, pode efetivamente complementar as práticas médicas convencionais e melhorar o bem-estar das pessoas.

Depois disso, o público, embora não muito grande em número mas na maior parte composta por profissionais, trouxe várias questões interessantes e interagiu de forma bastante aplicada e significativa.

No final, Tsewang Phuntso em nome da Tibet House Brasil agradeceu ao Dr. Alejandro Chaoul por sua envolvente apresentação e a Jeanne Pilli pela excelente tradução da apresentação para o português. Ofereceu também seus sinceros agradecimentos ao Hotel Matsubara e, particularmente, a Ana Luiza Matsubara, aos conselheiros e assessores da Tibet House, a Andrea Meng e demais membros executivos do centro Ligmincha e aos voluntários – Marco Flavio Mastrandonakis (cirurgião plástico) e Sheila Busato (psicóloga) – por toda a gentil assistência na realização bem sucedida deste evento.

Related Posts

January 19, 2024 3:07 pm

A noite de 14 de janeiro de 2024, na Tibet House Brasil em São Paulo, foi marcada pelo retumbante sucesso da palestra do estimado Tenzin Wangyal Rinpoche sobre "O Poder da Respiração na Antiga Tradição Iogue do Tibete" O evento testemunhou uma participação esmagadora da comunidade brasileira, destacando seu grande...Read more

January 12, 2024 11:54 am

Em 10 de janeiro de 2024, Lama Rinchen, o Presidente da Tibet House Brasil, teve uma audiência com Sua Santidade o Dalai Lama em Bodhgaya, Bihar, Índia Lama Rinchen, um dos membros fundadores da Tibet House Brasil, atuou como tesoureiro de 2014 a 2022 Em outubro de 2022, assumiu a presidência, sucedendo Elisa H Kozasa, que...Read more

January 7, 2024 6:24 pm

"108 Horas de Paz" é um evento anual organizado pelo CEBB - Centro de Estudos Budistas Bodhisattva e ICM - Instituto Caminho do Meio, localizado em Viamão, RS, com mais de 20 anos de tradição, que ocorreu nos dias 27 a 31 de dezembro de 2023 O evento teve como objetivo incentivar a reflexão sobre crescimento pessoal,...Read more

December 16, 2023 3:35 pm

NÚCLEO DE CUIDADOS INTEGRATIVOS, TIBET HOUSE E MOSTEIRO SAKYA BRASIL CONVIDAM: A conexão entre espiritualidade e saúde está documentada em diversas pesquisas científicas Neste encontro, Ratna Vajra Rinpoche irá abordar a perspectiva da Tradição Budista, sobre os impactos na integralidade das pessoas, do ponto de vista...Read more

Faça sua doação para que a Tibet House Brasil possa continuar o trabalho de preservar e disseminar os valores culturais e espirituais do Tibete.
Mais informação

Tibet House Brasil
Rua Guarará, 108,
Jardim Paulista, São Paulo
SP - 01425-000
Brasil

Telefone: +55 (11) 3889 0646
e-mail: info@tibethouse.org.br

Horário: De Segunda à Sexta das 10h00 às 18h00
Fechado temporariamente

* indicates required