20 Apr,2024 Horário: De Segunda à Sexta das 10.00 às 18.00 horas

ESCULTURAS TIBETANAS EM MADEIRA

October 28, 2016 11:37 pm    Back to Home

A tradição tibetana de esculpir madeira data do século VII, frequentemente ornamentando vigas de casas, portas, molduras de janelas, bem como móveis. Da mesma forma que em outras artes tibetanas, os temas das esculturas geralmente eram imagens e símbolos, representados segundo um padrão determinado. Diversos tipos de flores, montanhas, nuvens e outros elementos da natureza, além dos símbolos religiosos, têm todo um estilo em que devem ser desenhados; logo, tornar-se um mestre em escultura em madeira significa conhecer um vasto repertório de temas e de modelos.

1399900_origEmbora a escultura tibetana em madeira não seja uma arte religiosa, devido à ligação tão próxima que há da cultura tibetana com o budismo, muitos dos temas mais populares têm sim um significado religioso. Entre os símbolos esculpidos mais comuns estão os Tashi Tar-gye (Oito Símbolos Auspiciosos), que são também as primeiras esculturas que todo artesão principiante aprende a fazer.

2015-12-11-1449800459-4158150-norbulingkawoodcarverAntigamente, no Tibete, os escultores trabalhavam também como carpinteiros, arquitetos e engenheiros. Eles eram responsáveis por construir as vigas e os pilares de um edifício, cuidadosamente analisando cada pedaço de madeira para determinar qual poderia aguentar peso e em que direção. As vigas eram encaixadas uma na outra, sem o uso de ferragens, e ainda é assim em diversas áreas. Assim, os escultores precisavam ser mestres na elaboração de junções complexas que deveriam segurar o peso de toda uma estrutura. Até os móveis eram geralmente criados sem o uso de ferragens; eram montados encaixando-se, engenhosamente, painéis esculpidos para juntos formar a mobília toda.

14789759968_12b3033cda_bNo processo de produção de uma escultura tibetana em madeira, primeiro uma imagem do modelo é assentada na superfície plana da madeira. Depois um arco de serra tibetano, feito com bambu, é usado para fazer os buracos na imagem. Por fim, utiliza-se um cinzel para esculpir o desenho, tanto pela frente como na parte de trás, criando um efeito de profundidade.

longlifemanO treinamento inicial para estudantes de escultura em madeira é de três anos. Nos primeiros três meses, os estudantes nem praticam na madeira; apenas focam em aprender a desenhar os modelos tradicionais. Em seguida, os estudantes são ensinados a fazer o próprio kit de cinzéis, que os acompanhará por toda vida, aprendendo também a utilizá-los. A princípio, os estudantes começam a esculpir em madeira de pinho, porque ela é bastante macia e perdoa alguns erros, para depois passar para madeira de teca. Os aprendizes também precisam dominar algumas técnicas básicas de carpintaria para cortar e juntar peças de madeira.

Depois de aprenderem o processo básico de escultura tibetana em madeira, eles começam a trabalhar geralmente esculpindo tronos e armários elaborados que passam a ornamentar templos e altares de casas e monastérios. Só depois de anos de experiência poderão ser realmente considerados mestres dessa arte.

Related Posts

April 8, 2024 7:23 pm

By Dar Ovais | Dharamshala | Hindustan Times As relíquias Kapilavastu do Senhor Buda foram apresentadas ao Dalai Lama na quinta-feira (Escritório de SS Dalai Lama) As relíquias sagradas de Kapilavastu do Senhor Buddha Shakyamuni foram oferecidas ao líder espiritual tibetano Dalai Lama em sua residência em McLeodganj...Read more

April 5, 2024 12:07 pm

Por Dar Ovais, Dharamshala Hindustan Times 05 de abril de 2024 Essas relíquias foram oferecidas ao Dalai Lama por Waskaduwe Mahindawansa Mahanayaka Thero do Mosteiro Raja Guru Shri Subuti Mahavihara no Sri Lanka As relíquias Kapilavastu do Senhor Buda foram apresentadas ao Dalai Lama na quinta-feira (Escritório de SS...Read more

February 1, 2024 12:09 pm

Temos o prazer de anunciar uma série transformadora de ensinamentos sobre a sabedoria profunda e atemporal contida nas 37 Práticas de um Bodhisattva, de Gyalse Tokme Sangpo Esse antigo texto, com raízes na tradição budista Mahayana, oferece um roteiro para o cultivo da compaixão, da sabedoria e do altruísmo em...Read more

January 19, 2024 3:07 pm

A noite de 14 de janeiro de 2024, na Tibet House Brasil em São Paulo, foi marcada pelo retumbante sucesso da palestra do estimado Tenzin Wangyal Rinpoche sobre "O Poder da Respiração na Antiga Tradição Iogue do Tibete" O evento testemunhou uma participação esmagadora da comunidade brasileira, destacando seu grande...Read more

Faça sua doação para que a Tibet House Brasil possa continuar o trabalho de preservar e disseminar os valores culturais e espirituais do Tibete.
Mais informação

Tibet House Brasil
Rua Guarará, 108,
Jardim Paulista, São Paulo
SP - 01425-000
Brasil

Telefone: +55 (11) 3889 0646
e-mail: info@tibethouse.org.br

Horário: De Segunda à Sexta das 10h00 às 18h00
Fechado temporariamente

* indicates required