16 Apr,2024 Horário: De Segunda à Sexta das 10.00 às 18.00 horas

O que o Dalai Lama pode nos ensinar sobre viver bem

March 30, 2016 7:27 am    Back to Home

 

“O Dalai Lama é um futurista e um visionário”, diz o autor Daniel Goleman

Era uma vez uma criança filha de aldeões analfabetos que vivia em um vilarejo isolado. Ele precisou fugir de sua terra natal e tem sido um homem sem país, por mais de meio século.

Ele nunca teve o seu próprio carro, sua própria casa, um salário, muito menos investimento de qualquer tipo. Ele nunca teve a sua própria família.

Ele nunca cursou uma escola comum; sua educação se deu por uma série de tutoriais sobre métodos filosóficos antigos, rituais e um curriculum desenvolvido há cerca de 600 anos.

E ainda assim ele participa regularmente de encontros e mantém discussões profundas com alguns dos cientistas mais proeminentes do mundo. Ele visita  frequentemente lideres poderosos, crianças em suas escolas e cidadãos comuns de todos os tipos, incluindo aqueles que vivem em favelas em todo o mundo. Ele viaja incessantemente, sempre pronto para aprender.

“O Dalai Lama acumulou sabedoria
 em vez de mero conhecimento”

Isso claramente descreve o Dalai Lama, uma pessoa absolutamente rara no planeta, livre das muitas obrigações que delimitam as preocupações da maioria de nós à nossa própria vida, nossa família e amigos, nossa comunidade e nosso país.

Sua Santidade o Dalai Lama com Daniel GolemanEmbora ele não tenha recebido o treinamento de um especialista, sua expertise diz respeito à outras dimensões da vida. Ele acumulou sabedoria em vez de mero conhecimento.

A expertise do Dalai Lama é especial. Ele é um especialista em reflexão e quietude, em altruísmo e compaixão. Provavelmente nenhum de nós nem mesmo consideraria meditar cinco horas por dia como faz o Dalai Lama. Ainda assim, há muito a aprender com essa prática profunda e com o insight e generosidade que dela resultam e que diem respeito a como viver uma vida melhor e mais plena de significado.

Quando se trata de um investimento, consultamos um especialista em finanças. Quando se trata de saúde, um médico. E quando se trata da nossa vida interior – a como nos tornarmos uma força para o bem neste mundo – podemos confiar no Dalai Lama como o especialista cuja orientação poderá beneficiar a todos nós.

Começamos olhando para dentro e dirigindo a nossa própria mente e coração, nos diz o Dalai Lama. E então olhamos para fora, a partir de um lugar mais equilibrado dentro de nós e refletimos sobre como poderíamos fazer o bem.

Não nos desencorajamos com as noticias terríveis que ouvimos. Na realidade isso reflete uma pequena porção da história humana. Por baixo da horrível ponta desse iceberg, há um vasto reservatório de sensibilidade e bondade – cada um de nós pode ampliar ainda mais essa benevolência.

“A mensagem de liderança do Dalai Lama
gira em torno de um principio organizador central:
a compaixão genuína.”

Liderança é a área sobre a qual eu tenho escrito mais frequentemente nesses últimos anos e encontrei no Dalai Lama várias lições fundamentais para qualquer líder. A visão dele sobre um mundo melhor não exclui ninguém; em vez disso, atinge cada uma das camadas da sociedade e as pessoas de qualquer lugar. Não existe qualquer viés sectário em sua mensagem – ele oferece orientação a todos nós.

Ele tampouco dita as ações que deveríamos tomar. Embora ele tenha vários objetivos explícitos em mente, ele permite que cada um de nós decida se deve seguir suas orientações ou não, e se sim, que ações deveriam ser tomadas.

Ele não tem interesse no nosso dinheiro, nos nossos “curtir”, nós nossos endereços de e-mail para adicionar a alguma lista ou em nos colecionar como “seguidores”. Ele oferece sua perspectiva de vida livremente. E isso fica simplesmente disponível para nós.

De forma revigorante, em vez de ter uma agenda egoísta oculta, sua mensagem de liderança gira em torno de um principio de organização central: a compaixão genuína. E a apreciação que tem pela rede de interconexão humana faz com que tenha uma preocupação genuína por todos nós.

Em conversas com lideres, de Davos a Washington, eu escuto as mesmas queixas: os nossos valores norteadores levam os muito ricos a deixarem os pobres para trás, os sistemas planetários ao derretimento e os governos à paralisia face a muitos desafios urgentes. Nós precisamos, dizem eles, de um novo tipo de liderança, que exclua esse misto de cinismo e auto-interesse que tem nos deixado face a face com um futuro distópico.

Quanto mais ampla a nossa esfera de influência, mais pessoas estão sob nossa orientação. Nesse sentido, o Dalai Lama tem um papel global, tocando milhões. Ele se tornou um cidadão do mundo de facto, viajando incessantemente há mais de meio século, passando meses a cada ano em lugares distantes, encontrando pessoas de todos os tipos. As preocupações do mundo são as suas preocupações.

Os lideres dirigem a atenção, conduzindo nossos esforços na direção do que importa. Tipicamente isso significa tratar do que é urgente no curto prazo: os objetivos para este trimestre, a próxima questão que surgir, a próxima eleição.

A imprensa da área de negócios nos diz que os melhores líderes são aqueles cujas estratégias astutas levam ao aumento da participação de mercado, ao crescimento dos lucros de suas empresas, e destacam executivos que levaram suas companhias a uma performance fiscal excepcional. Embora os lideres governamentais por vezes tentem estabelecer uma visão que se eleve acima da atração gravitacional da politicagem, a inércia do sistema muitas vezes os impede.

“O Dalai Lama olha para além da realidade que nos é dada hoje
e assim nos oferece um mapa para um futuro mundial melhor.”

E embora muitos líderes hoje operem dentro dos limites das coisas como elas são e para beneficio de um grupo exclusivo, nenhuma dessas preocupações ou limitações confina o Dalai Lama. Isso permite que ele expanda o nosso pensamento para que possamos enxergar como os nossos sistemas podem se transformar para beneficiar um maior número de pessoas.

Isso faz do Dalai Lama um líder transformador, capaz de olhar para além da realidade que nos é dada hoje e assim nos oferecer um mapa para um futuro mundial melhor. Lideres desse tipo têm horizontes mais amplos e, portanto, podem lidar com os nossos maiores desafios, pensando mais longe, prestando atenção às questões que importam no longo prazo e para todas as pessoas.

Eles agem não somente por si mesmos ou pelos seus grupos e organizações, mas, em vez disso, agem por todos nós, em nome de toda a humanidade. De forma geral, não são os lideres que temos, mas são as vozes das quais precisamos. O mundo anseia por esse tipo de liderança.

Quanto mais altruístas forem os valores norteadores, maior será o horizonte em termos de tempo, e quanto mais amplamente um líder for capaz de atender às necessidades humanas, mais grandiosa será sua visão. Líderes transformadores servem a um propósito transcendente, apontando o caminho para uma nova realidade. Isso é o que me conduz na direção do Dalai Lama.

Ele pode parecer uma fonte surpreendente para esse tipo de orientação. As pessoas ao redor do mundo admiram sua sabedoria e compaixão e são atraídos pelo seu carisma. Mas poucos compreendem o seu valor como um futurista que pondera os problemas e soluções globalmente e através dos séculos, um visionário que sente o que será preciso para atender às demandas da realidade que está por vir.

Sempre existiram dois tipos de audiência nos eventos do Dalai Lama ao redor do mundo: aqueles interessados no budismo, que participam dos seus ensinamentos religiosos, e as grandes multidões que participam de suas conferências públicas. À medida que os anos foram passando, sua missão pessoal fez com que ele se interessasse cada vez menos por se dirigir à mesma multidão de budistas; o número de ensinamentos religiosos têm caído e o de suas palestras públicas têm aumentado.

Ao articular sua visão, ele se dirige a cada um de nós, não desempenhando um papel religioso, mas vestindo o chapéu de um líder global que genuinamente se preocupa com o bem estar de cada pessoa neste planeta.

Este texto foi extraído do livro A Force For Good de Daniel Goleman e editado; o áudio original está disponível para download.

Related Posts

April 8, 2024 7:23 pm

By Dar Ovais | Dharamshala | Hindustan Times As relíquias Kapilavastu do Senhor Buda foram apresentadas ao Dalai Lama na quinta-feira (Escritório de SS Dalai Lama) As relíquias sagradas de Kapilavastu do Senhor Buddha Shakyamuni foram oferecidas ao líder espiritual tibetano Dalai Lama em sua residência em McLeodganj...Read more

April 5, 2024 12:07 pm

Por Dar Ovais, Dharamshala Hindustan Times 05 de abril de 2024 Essas relíquias foram oferecidas ao Dalai Lama por Waskaduwe Mahindawansa Mahanayaka Thero do Mosteiro Raja Guru Shri Subuti Mahavihara no Sri Lanka As relíquias Kapilavastu do Senhor Buda foram apresentadas ao Dalai Lama na quinta-feira (Escritório de SS...Read more

February 1, 2024 12:09 pm

Temos o prazer de anunciar uma série transformadora de ensinamentos sobre a sabedoria profunda e atemporal contida nas 37 Práticas de um Bodhisattva, de Gyalse Tokme Sangpo Esse antigo texto, com raízes na tradição budista Mahayana, oferece um roteiro para o cultivo da compaixão, da sabedoria e do altruísmo em...Read more

January 19, 2024 3:07 pm

A noite de 14 de janeiro de 2024, na Tibet House Brasil em São Paulo, foi marcada pelo retumbante sucesso da palestra do estimado Tenzin Wangyal Rinpoche sobre "O Poder da Respiração na Antiga Tradição Iogue do Tibete" O evento testemunhou uma participação esmagadora da comunidade brasileira, destacando seu grande...Read more

Faça sua doação para que a Tibet House Brasil possa continuar o trabalho de preservar e disseminar os valores culturais e espirituais do Tibete.
Mais informação

Tibet House Brasil
Rua Guarará, 108,
Jardim Paulista, São Paulo
SP - 01425-000
Brasil

Telefone: +55 (11) 3889 0646
e-mail: info@tibethouse.org.br

Horário: De Segunda à Sexta das 10h00 às 18h00
Fechado temporariamente

* indicates required