Horário: De Segunda à Sexta das 9.00 às 18.00 horas

Programação de Abril: “Conheça o Tibete” com Tsewang Phuntso, na Tibet House Brasil

 

Em abril, daremos sequência às palestras “Conheça o Tibete, com Tsewang Phuntso”, com dois encontros que acontecerão às terças-feiras.

 

 

 

 

Preservando a arte e o artesanato tibetano no exílio – 4 de abril de 2017 (terça-feira), às 19h

Por toda sua longa história, o Tibete tem desenvolvido uma tradição única de arte e artesanato, como as pinturas Thangkas, Thangka appliqués, escultura de estátuas, esculturas em madeira, pinturas em madeira, arquitetura, costura, tecelagem, etc. Apesar de todos os desafios, essas tradições estão sendo cuidadosamente preservadas na comunidade tibetana no exílio. O representante do Dalai Lama para a América Latina vai discutir nesse encontro como isso tem sido feito.

Preservando o valioso sistema tibetano de medicina e cura no exílio – 18 de abril de 2017 (terça-feira); às 19h

Desde o século XII, o Tibete tem desenvolvido um sistema médico tradicional único, conhecido como “Sowa Rigpa”, que emprega uma abordagem complexa de diagnóstico, incorporando técnicas como a análise do pulso e da urina. A medicina tibetana prescreve alteração de comportamento e dieta, além de remédios compostos de materiais naturais (ervas e minerais) e terapias físicas (acupuntura tibetana, moxabustão, etc.) para curar doenças. Esse sistema singular tem sido cuidadosamente preservado pela comunidade tibetana no exílio e atualmente, não apenas os tibetanos, mas todos na comunidade do subcontinente indiano vêm se beneficiando dessas valiosas técnicas da medicina tibetana.

Local: Tibet House Brasil, Alameda Lorena, 349 – Jardim Paulista, São Paulo/SP

Entrada Gratuita