Horário: De Segunda à Sexta das 9.00 às 18.00 horas

Série de Palestras da Tibet House Brasil no mês de abril, com Geshe Lobsang Tenzin Negi

 

MEDITAÇÃO DA COMPAIXÃO – na perspectiva da antiga prática budista.
Data: 22 de abril (Sábado)

Horário: 10h30 às 13h00
Muita atenção tem sido direcionada para práticas que são voltadas para acalmar a mente, aprimorar a concentração ou desenvolver Mindfulness (Atenção Plena). Já sobre as práticas desenvolvidas especificamente para gerar compaixão, ainda pouco se sabe. Quais dificuldades que podem ser enfrentadas por meio dessa prática? O estudo da Universidade de Emory, em Atlanta, nos Estados Unidos, mostrou que estudantes universitários que praticaram regularmente a meditação da compaixão tiveram uma significativa redução de níveis de estresse e de respostas físicas ao estresse. Geshe Lobsang Tenzin Negi, PhD, professor sênior do Departamento de Religião da Universidade de Emory, é um dos principais pesquisadores desse estudo e irá falar sobre isso em sua palestra aqui em São Paulo.

TREINAMENTO DA MENTE – e sua importância para lidar com as emoções. Data: 22 de abril (Sábado)
Horário: 14h30 às 17h00
Nossos pensamentos e emoções estão sempre levando nossas mentes de um lado para o outro, dificilmente repousando em um estado de paz. Sogyal Rinponche, autor do conhecido “O livro tibetano do viver e do morrer”, afirmou: “Estamos fragmentados em tantos aspectos diferentes! Nós não sabemos quem realmente somos, nem com quais aspectos de nós mesmos devemos nos identificar ou acreditar. São tantas vozes contraditórias, tantos ditames e tantos sentimentos lutando pelo controle de nossas vidas interiores, que nos encontramos espalhados por toda parte, em todas as direções, sem deixar ninguém em um estado de paz interior.” O treinamento da mente é crucial para colocar os pensamentos e emoções na perspectiva adequada e deixar que a mente se mantenha em paz. Geshe Lobsang Tenzin Negi irá se aprofundar nesse tema em sua palestra.

APRENDIZADO SOCIAL, EMOCIONAL E ÉTICO – A visão de Sua Santidade o Dalai Lama para a educação.
Data: 23 de abril (Domingo)

Horário: 10h30 às 13h00
Os problemas que temos atualmente no mundo – desde violência no Oriente Médio, passando pela corrupção em larga escala no âmbito da política até o abismo crescente que existe entre os mais e os menos privilegiados – refletem claramente o déficit que temos no campo da ética e dos valores humanos básicos em nossa sociedade e, principalmente, refletem a deficiência do nosso sistema educacional contemporâneo quando se trata de valores. Geshe Lobsang Tenzin Negi vai abordar o urgente tema do aprendizado social, emocional e ético em nossa sociedade contemporânea, além de discutir como podemos incluir esse conteúdo em nosso sistema educacional.

GESHE LOBSANG TENZIN NEGI estudou como monge budista e alcançou, em 1994, o título de Geshe Lharampa, o mais alto título acadêmico da tradição budista. Mais tarde Geshe Negi foi aceito na Universidade de Emory, onde obteve seu PhD em 1999, focando sua dissertação interdisciplinar na abordagem tradicional budista e na abordagem ocidental contemporânea em relação a emoções e seus impactos no bem-estar. Além de ensinar na Universidade de Emory, Geshe Negi é o diretor da Iniciativa Científica Emory-Tibet, que se dedica a desenvolver currículos e livros-textos para o ensino de ciências para monges budistas na Índia. Geshe Lobsang Tenzin Negi desenvolveu o Treinamento em Compaixão na Abordagem Cognitiva (CBCT). Esse é o programa de meditação que tem sido tema de vários estudos e pesquisas científicas, inclusive do estudo financiado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos que analisa a eficácia da meditação da compaixão em casos de depressão.

Local: Centro de Convenções do Hotel Transamérica, na Alameda Lorena, 473 – Jardim Paulista, São Paulo/SP
(à 140 metros da Tibet House Brasil)
Valor: 60 reais cada
Inscrição:  envie um e-mail para events@tibethouse.org.br, com o(s) nome(s) do(s) participante(s).
Estamos oferecendo 3 formas de pagamento para confirmar a inscrição:
1 – Paypal, acessando o link: http://tibethouse.org.br/?page_id=67
2 – Dinheiro ou cartão de débito e crédito
3 – Depósito bancário*
*Os dados bancários serão enviados por e-mail.