20 Apr,2024 Horário: De Segunda à Sexta das 10.00 às 18.00 horas

Thangka: Pintando o Caminho para a Iluminação

April 9, 2016 7:44 am    Back to Home

Por Jonathan DeHart  | The Diplomat  | 1 de abril de 2016

Por meio de deidades pacíficas como Avalokiteshvara de mil braços e da Deusa Tara, dos deuses na extremidade irada da escala – Yama, o Deus da Morte frequentemente envolto em chamas e a Deusa da Guerra Begtse – das mandalas matemáticas, entre outras, o Budismo Tibetano tem expressado visualmente a essência de sua sabedoria por séculos através de um complexo estilo de arte sagrada conhecido como thangka.

7355595Literalmente traduzido do idioma tibetano como “mensagem registrada”, as pinturas em thangka são o meio e a mensagem para budistas por todo o Himalaia, do Tibete ao Nepal. Recebendo influência artística da Índia, Nepal, China e Kashimira, as thangkas desenvolveram-se com estilo próprio no Século XVII. Usualmente sob a forma de um material enrolado como um pergaminho, as thangkas são pintadas e bordadas em tecidos de linho, algodão e seda, quando se trata de temas mais elevados. O processo de criação das thangkas é um trabalho intensivo e multifacetado, empregando cola animal e pigmentos naturais como malaquita, cinábrio e lápis-lazúli.

Seguindo um sistema gráfico complexo, os artistas de thangka precisam desenhar cada figura e moldura de acordo com medições precisas e proporções estipuladas pela iconografia budista. Neste sentido, “o papel do artista é um pouco diferente do que o do criador tal qual conhecido no Ocidente. O papel do artista torna-se um meio ou canal, que se eleva acima da sua própria consciência mundana para trazer uma verdade superior a este mundo”.

Isso resulta em pinturas com um nível quase matemático de precisão e simetria, especialmente em alguns dos padrões de mandala mais complexos, que pretendem representar o universo inteiro em um único quadro. As obras acabadas são ricamente montadas e variam em tamanho, desde poucos centímetros quadrados a vários metros quadrados. Dependendo da escala e da complexidade, uma única pintura pode manter uma equipe de artistas ocupada por meses ou mesmo anos antes de ser concluída.

9557517_origDescrevendo diversas deidades, narrativas visuais sobre a vida dos santos e dos mestres, e várias manifestações de budas, as thangkas são objetos de meditação e recursos didáticos, além de impressionantes obras de arte. Tradicionalmente, um professor ou lama viajava para uma aldeia, desenrolava a thangka e elucidava a mensagem contida na pintura. Desta forma, a thangka é uma forma de arte insubstituível para a cultura nômade dentro da qual ela se desenvolveu.

Apesar da profundidade de suas raízes, a tradição das thangkas está tendo que lutar para sobreviver. Os desafios enfrentados pelos artistas são, talvez, mais visíveis no Nepal, onde o turismo sofreu um grande golpe com o terremoto que abalou o país em abril de 2015. Este dano foi tragicamente multiplicado por dois desastres aéreos locais em fevereiro deste ano. No entanto, uma comunidade de escolas de thangka, composta por pintores e contando com a participação de estudantes de todo o Nepal, está trabalhando duro para manter a tradição das thangkas viva.

Related Posts

April 8, 2024 7:23 pm

By Dar Ovais | Dharamshala | Hindustan Times As relíquias Kapilavastu do Senhor Buda foram apresentadas ao Dalai Lama na quinta-feira (Escritório de SS Dalai Lama) As relíquias sagradas de Kapilavastu do Senhor Buddha Shakyamuni foram oferecidas ao líder espiritual tibetano Dalai Lama em sua residência em McLeodganj...Read more

April 5, 2024 12:07 pm

Por Dar Ovais, Dharamshala Hindustan Times 05 de abril de 2024 Essas relíquias foram oferecidas ao Dalai Lama por Waskaduwe Mahindawansa Mahanayaka Thero do Mosteiro Raja Guru Shri Subuti Mahavihara no Sri Lanka As relíquias Kapilavastu do Senhor Buda foram apresentadas ao Dalai Lama na quinta-feira (Escritório de SS...Read more

February 1, 2024 12:09 pm

Temos o prazer de anunciar uma série transformadora de ensinamentos sobre a sabedoria profunda e atemporal contida nas 37 Práticas de um Bodhisattva, de Gyalse Tokme Sangpo Esse antigo texto, com raízes na tradição budista Mahayana, oferece um roteiro para o cultivo da compaixão, da sabedoria e do altruísmo em...Read more

January 19, 2024 3:07 pm

A noite de 14 de janeiro de 2024, na Tibet House Brasil em São Paulo, foi marcada pelo retumbante sucesso da palestra do estimado Tenzin Wangyal Rinpoche sobre "O Poder da Respiração na Antiga Tradição Iogue do Tibete" O evento testemunhou uma participação esmagadora da comunidade brasileira, destacando seu grande...Read more

Faça sua doação para que a Tibet House Brasil possa continuar o trabalho de preservar e disseminar os valores culturais e espirituais do Tibete.
Mais informação

Tibet House Brasil
Rua Guarará, 108,
Jardim Paulista, São Paulo
SP - 01425-000
Brasil

Telefone: +55 (11) 3889 0646
e-mail: info@tibethouse.org.br

Horário: De Segunda à Sexta das 10h00 às 18h00
Fechado temporariamente

* indicates required