April 22, 2022 1:59 pm Back to Home
No Dia da Terra de 2022, lembremo-nos de que todos querem viver uma vida feliz. Não apenas seres humanos, mas também animais, pássaros e insetos. Todos nós devemos nos preocupar com nossa existência coletiva. Como seres humanos, nossos cérebros maravilhosos nos proporcionam oportunidades notáveis de fazer o bem, mas se observarmos como o mundo está hoje, vemos que poderíamos fazer melhor. Precisamos de uma educação mais holística, uma educação que incorpore valores internos, como a preocupação compassiva pelo bem-estar dos outros.
Nosso mundo é fortemente interdependente. Novos desafios, como a crise climática que nos afeta a todos, bem como nossa participação na economia global, demonstram que devemos levar em conta toda a humanidade. Devemos colocar o interesse global em primeiro lugar.
Precisamos tomar medidas urgentes para reduzir a dependência de combustíveis fósseis e adotar fontes de energia renováveis, tais como a energia eólica e a energia solar. Devemos estar atentos ao desmatamento e proteger melhor o meio ambiente. Temos que plantar e cuidar de mais árvores. Durante a minha vida, testemunhei a redução das nevadas, primeiro no Tibete e depois em Dharamsala. De fato, alguns cientistas me disseram que existe o risco de lugares como o Tibete se transformarem em desertos. É por isso que me comprometo a defender a proteção do frágil ambiente do Tibete.
Nossa vida é baseada na esperança, no desejo de que as coisas acabem bem. A esperança diz respeito ao futuro. Embora nada sobre o futuro possa ser garantido, continuamos esperançosos, o que é muito melhor do que ser pessimista. O aumento da intensidade do aquecimento global tem levado muitos jovens, em especial, a trabalhar juntos para encontrar e compartilhar soluções. Eles são a nossa esperança.
Hoje em dia, em que nos deparamos com os graves problemas decorrentes da crise climática, temos de nos ajudar mutuamente, estabelecendo um cronograma para a mudança. Como seres humanos, vivendo neste planeta, devemos fazer um esforço para vivermos felizes juntos. A ameaça da mudança climática não é limitada por fronteiras nacionais – ela afeta a todos nós. Devemos trabalhar para proteger a natureza e o planeta, que é nosso único lar.
Sua Santidade Dalai Lama
22 de abril de 2022
No dia 11 de fevereiro de 2025, a Tibet House Brasil sediou uma notável palestra sobre a filosofia budista tibetana, recebendo Geshe Lharampa Gyaltsen Tsering, com a interpretação da monja brasileira Tenzin Lamdron O evento reuniu cerca de 80 participantes interessados em explorar as perspectivas budistas sobre a...Read more
HHMagazine | Ensaios e opiniões | January 29, 2025 | Tsering Shakya O movimento “Rhodes Must Fall”, que começou na Universidade da Cidade do Cabo em 2015, inicialmente apelou à remoção das estátuas em homenagem a Cecil Rhodes, mas rapidamente se tornou um símbolo global de resistência ao racismo...Read more
https://youtube/ZcxOZTtN1HMsi=bqMl6t5uZQst-89P A Tibet House Brasil receberá Geshe Lharampa Gyaltsen Tsering, monge tibetano e erudito da filosofia e psicologia budista, com interpretação da monja brasileira Tenzin Lamdron, para conduzir a palestra "A Impermanência da Vida - como viver sem...Read more
O workshop imersivo de quatro dias para criação de um Thangka tradicional do Buda da Medicina, realizado nos dias 7-8 e 14-15 de dezembro de 2024, no Tibet House Brasil, em São Paulo, foi concluído com sucesso, contando com a participação de oito artistas dedicados Sob a orientação do Autêntico Mestre Instrutor...Read more
Faça sua doação para que a Tibet House Brasil possa continuar o trabalho de preservar e disseminar os valores culturais e espirituais do Tibete.
Mais informação
Tibet House Brasil
Rua Guarará, 108 - Loja 2
Jardim Paulista, São Paulo
SP - 01425-000
Brasil
Clique aqui para o Google Map
Telefone: +55 (11) 3889 0646
e-mail: info@tibethouse.org.br
Horário: De Segunda à Sexta das 10h00 às 18h00
Fechado temporariamente