18 Oct,2024 Horário: De Segunda à Sexta das 10.00 às 18.00 horas

O desmatamento da floresta amazônica está influenciando o clima no Tibete

January 9, 2023 5:36 pm    Back to Home

Por Bob Yirka, Phys.org (RELATÓRIO DE 6 DE JANEIRO DE 2023)

Visão esquemática dos elementos basculantes do sistema climático da Terra, sua conectividade e teleconexões. Os símbolos numerados mostram os elementos potenciais de inclinação no sistema terrestre. As linhas amarelas tracejadas mostram as possíveis conexões entre esses elementos basculantes e as linhas vermelhas sólidas mostram a teleconexão descoberta neste artigo. As setas mostram a direção da influência. Crédito: Nature Climate Change (2023). DOI: 10.1038/s41558-022-01558-4

Uma equipe internacional de cientistas climáticos encontrou evidências sugerindo que o desmatamento na floresta amazônica está influenciando o clima no Tibete, a mais de 15.000 quilômetros de distância. Em seu artigo publicado na revista Nature Climate Change, os pesquisadores descrevem possíveis impactos de longo alcance do desmatamento da floresta amazônica. Valerie Livina, do Laboratório Nacional de Física do Reino Unido, publicou um artigo do News & Views na mesma edição do jornal descrevendo a teoria da bifurcação de Hopf e como ela se relaciona com os pontos de inflexão climáticos e o trabalho feito pela equipe neste novo esforço.

A floresta amazônica é considerada um dos pontos de inflexão do mundo, onde mudanças pequenas e graduais podem levar a uma mudança grande, repentina e permanente. À medida que o desmatamento avança, ele se aproxima cada vez mais desse ponto crítico, ponto em que os cientistas acreditam que a floresta tropical não pode ser devolvida ao seu estado natural, mesmo que todo o corte seja interrompido e as árvores replantadas.

Neste novo esforço, os pesquisadores observam que o corte da floresta vem ocorrendo há décadas, e os dados climáticos foram coletados durante o mesmo período. Eles se perguntaram que impacto a floresta tropical diminuindo lentamente poderia ter em regiões distantes ao redor do globo. Para isso, eles obtiveram e analisaram dados climáticos globais dos anos de 1979 a 2019, em busca de associações.

Eles ficaram surpresos ao descobrir que, devido à perda de árvores, as temperaturas mais altas na Amazônia se correlacionavam com o aumento das temperaturas no Tibete e na camada de gelo da Antártica Ocidental. Eles também descobriram que quando chovia mais na Amazônia, tendia a haver menos precipitação nas outras duas regiões.

Os pesquisadores foram capazes de traçar a rota da mudança climática à medida que o tamanho da floresta tropical diminuía. Seu caminho aproximado, eles viram, poderia ser mapeado primeiro para o sul da África, depois para a Península Arábica e finalmente para o Tibete. A viagem durou pouco mais de duas semanas. Essa descoberta, observam os pesquisadores, sugere que, se um ponto de inflexão for alcançado na Amazônia, poderá criar um ponto de inflexão no Tibete, onde as temperaturas e as chuvas seriam permanentemente impactadas. Eles observam que pesquisas anteriores já mostraram que o aquecimento está ocorrendo mais rapidamente no Tibete e no Ártico do que na média global.

More information: Teng Liu et al, Teleconnections among tipping elements in the Earth system, Nature Climate Change (2023). DOI: 10.1038/s41558-022-01558-4

Valerie N. Livina, Connected climate tipping elements, Nature Climate Change (2023). DOI: 10.1038/s41558-022-01573-5

Related Posts

January 7, 2024 6:24 pm

"108 Horas de Paz" é um evento anual organizado pelo CEBB - Centro de Estudos Budistas Bodhisattva e ICM - Instituto Caminho do Meio, localizado em Viamão, RS, com mais de 20 anos de tradição, que ocorreu nos dias 27 a 31 de dezembro de 2023 O evento teve como objetivo incentivar a reflexão sobre crescimento pessoal,...Read more

Faça sua doação para que a Tibet House Brasil possa continuar o trabalho de preservar e disseminar os valores culturais e espirituais do Tibete.
Mais informação

Tibet House Brasil
Rua Guarará, 108,
Jardim Paulista, São Paulo
SP - 01425-000
Brasil

Telefone: +55 (11) 3889 0646
e-mail: info@tibethouse.org.br

Horário: De Segunda à Sexta das 10h00 às 18h00
Fechado temporariamente

* indicates required