26 Apr,2024 Horário: De Segunda à Sexta das 10.00 às 18.00 horas
Loading Events

« All Events

  • This event has passed.

Ensinamentos de Shantideva sobre paciência: a cura para a raiva (A continuação das sessões de abril e maio de 2022)

October 20, 2022 @ 7:00 pm - November 24, 2022 @ 9:00 pm

R$120

Inscrição: Clique aqui para se inscrever na página do Sympla.

Para aqueles que não puderem participar dos ensinamentos no zoom online, disponibilizaremos vídeo gravado em até 24 horas após cada sessão no canal do YouTube da Tibet House Brasil.

Formato: Curso online pelo Sympla
Horário: 19h00-21h00 (horário de Brasília)
Data: Quintas-feiras, 20 e 27 de outubro e 3, 10, 17 e 24 de novembro (seis sessões)

“O Caminho do Bodisatva” (Bodhicharyavatara) composto por Shantideva, renomado erudito indiano, é um dos maiores clássicos do Budismo Mahayana. Como explica Sua Santidade o Dalai Lama, “Shantideva compôs seu texto na forma de um diálogo interno. Ele virou suas próprias armas contra si mesmo, lutando contra suas próprias emoções negativas. Portanto, quando ensinamos ou ouvimos este texto, é importante que o façamos para progredir espiritualmente, ao invés de torná-lo simplesmente um assunto de estudo acadêmico. Se eu tenho alguma compreensão da compaixão e do caminho do bodisatva, tudo vem do estudo deste texto.”

Em setembo de 2021 e abril e maio de 2022, Geshe Phende nos concedeu comentários orais sobre “Paciência”, o Sexto Capítulo do Caminho do Bodisatva cujos vídeos estão disponíveis aqui.

Shantideva apresenta a paciência como antídoto contra a raiva e nos ajuda a refletir sobre como podemos nos comportar em um ambiente hostil. Seus argumentos são habilidosos, sua lógica implacável e, ao final, somos levados a enxergar as situações de conflito como indispensáveis para o crescimento espiritual.

Às quintas-feiras de outubro e novembro de 2022, ele dará continuidade aos ensinamentos. Todos são muito bem-vindos. Não é necessário ter participado dos ensinamentos do ano passado, mas se puder assisti-los, a compreensão será mais completa.

Shantideva:
Shantideva (que viveu do final do século 7 a meados do século 8 dC) foi um monge, filósofo e poeta budista cujas reflexões sobre a estrutura geral dos compromissos morais budistas atingem um grau de poder teórico e de aplicação ampla difíceis de se encontrar em outras obras no pensamento indiano. Seus textos tiveram imensa influência no desenvolvimento da tradição religiosa tibetana. Embora Shantideva negue repetidamente que tenha dito algo original, pode-se dizer que suas duas principais obras representam a contribuição mais significativa da tradição budista para a teoria ética global. E algumas das passagens poéticas de Shantideva exibem tal poder emocional e retórico que lhes permite serem incluídas entre as maiores realizações da literatura mundial.

Palestrante:
Geshe Ngawang Phende é professor residente do Centro Drepung Loseling em Atlanta (EUA). Ele obteve o diploma de Geshe Lharampa (PhD em Filosofia Budista) pela Universidade Monástica Drepung Loseling em 2001 e, posteriormente, o grau Ngagrampa em estudos tântricos budistas pelo Monastério Gyumey no sul da Índia em 2002. Antes de se mudar para os Estados Unidos, Geshe Phende também atuou como professor residente do Centro Budista Tibetano Lam Rim em Johannesburgo, África do Sul, por quase quatro anos.

Intérprete:
Jeanne Pilli é tradutora e intérprete de grandes professores de filosofia e meditação budista

Details

Start:
October 20, 2022 @ 7:00 pm
End:
November 24, 2022 @ 9:00 pm
Cost:
R$120
Event Category:
Website:
https://www.sympla.com.br/evento-online/ensinamentos-de-shantideva-sobre-paciencia-a-cura-para-a-raiva-curso-online-pelo-zoom/1682660

Organizer

Tibet House Brasil
Phone
+55 (11) 3889 0646
Email
events@tibethouse.org.br
View Organizer Website

Faça sua doação para que a Tibet House Brasil possa continuar o trabalho de preservar e disseminar os valores culturais e espirituais do Tibete.
Mais informação

Tibet House Brasil
Rua Guarará, 108,
Jardim Paulista, São Paulo
SP - 01425-000
Brasil

Telefone: +55 (11) 3889 0646
e-mail: info@tibethouse.org.br

Horário: De Segunda à Sexta das 10h00 às 18h00
Fechado temporariamente

* indicates required