27 Apr,2024 Horário: De Segunda à Sexta das 10.00 às 18.00 horas

Sobre os palestrante


Geshe Dorji Damdul é diretor da Tibet House e do Centro Cultural S.S. Dalai Lama em Deli desde 2005. Ven. Geshe Dorji Damdul serviu como tradutor oficial de S.S. Dalai Lama. Concluiu seus estudos no Instituto de Dialética Budista (IBD) em Dharamsala, na Universidade Monástica de Drepung e no Colégio Tântrico Gyumed. Foi professor convidado na Universidade de Cambridge, Inglaterra, em 2003 e na Universidade de Deli, onde ministrou palestras em três departamentos – Filosofia, Psicologia e Estudos Budistas. Esteve envolvido na produção de vários livros importantes de S.S. o Dalai Lama, como ‘Além de Religião’ e ‘Consciência Emocional’. Atualmente, atua como diretor da Tibet House e do Centro Cultural de S.S. o Dalai Lama em Nova Deli. Ele dá palestras e aulas de filosofia e psicologia em várias universidades, como Delhi University e Jawaharlal Nehru University e na Tibet House de Deli. Tem viajado pela Índia e no exterior, ensinando filosofia budista e conduzindo retiros intensivos. É amplamente reconhecido como estudioso budista, transmitindo conhecimento a estudantes e intelectuais da área.
Geshe Ngawang Phende é professor residente do Centro Drepung Loseling em Atlanta (EUA) e bastante próximo de Geshe Lobsang Tenzin Negi, PhD da Universidade de Emory. Geshe Phende obteve o diploma de Geshe Lharampa (PhD em Filosofia Budista) pela Universidade Monástica Drepung Loseling em 2001 e, posteriormente, o grau Ngagrampa em estudos tântricos budistas pelo Monastério Gyumey no sul da Índia em 2002. Antes de se mudar para os Estados Unidos, Geshe Phende também atuou como professor residente do Centro Budista Tibetano Lam Rim em Johannesburgo, África do Sul, por quase quatro anos.
Lama Rinchen Kyenrab (Carlos Henrique Amaral de Souza), formou-se em Engenharia Agronômica na UENP – Brasil, pós–graduado em biotecnologia e agronegócios na Universidade de Cornell em Ithaca- NY – EUA. Estudioso e praticante budista há 30 anos, ordenado Monge em 2003, Mestre em Psicologia, Instrutor Certificado no Programa CBCT – Cognitively Based Compassion Training, pela Emory University – Center for Contemplative Science and Compassion-Based Ethics, Instrutor de Meditação e Professor da disciplina optativa “Regulação Emocional para Profissionais de Saúde: sustentando a motivação para cuidar” na Faculdade de Medicina do Hospital Albert Einstein.
Cristiano Ramalho é professor certificado (Compassion Educator) pelo Centro de Pesquisa e Ensino de Compaixão e Altruísmo (Center for Compassion and Altruism Research and Education – CCARE) da Faculdade de Medicina da Stanford University (Califórnia, EUA) / Compassion Institute no protocolo Compassion Cultivation Training – CCT (Treinamento do Cultivo da Compaixão). Também é professor certificado do Cultivating Emotional Balance – CEB (Cultivando o Equilíbrio Emocional) pelo Santa Barbara Institute for Consciousness Studies (turma 2017).
É bacharel em História pela Universidade de Brasília (UnB) e praticante Aikido desde 2009 e atualmente detém o grau de faixa-preta pela Aikikai Foundation (1º Dan), do Japão.
Por quase 30 anos, Bia Bispo tem estudado o budismo clássico tibetano, entre outros assuntos afins, com grandes professores e mestres renomados em Dharamsala, residência de Sua Santidade o Dalai Lama.
Dra. Elisa H. Kozasa é neurocientista e primeira fellow do Mind and Life Institute na América Latina. Credenciada a formar instrutores do programa Cultivating Emotional Balance.
Jeanne Pilli: Farmacêutica formada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Trabalhou como executiva da indústria farmacêutica por mais de 20 anos em empresas como Baxter, Roche, Sanofi e Pfizer.  Há mais de 20 anos dedica-se ao estudo e prática dentro da tradição budista tibetana. É aluna do Professor Alan Wallace, e tradutora e intérprete de diversos professores, em especial de Alan Wallace, Jetsunma Tenzin Palmo, Tenzin Wangyal Rinpoche, Roshi Joan Halifax, Lama Sonam Rinpoche, Geshe Phende, Geshe Damdul Dorje e de convidados da Tibet House Brasil. Em agosto de 2013, recebeu a certificação no Programa Cultivating Emotional Balance (CEB), com Eve Ekman e Alan Wallace e desde então vem se dedicando a ensinar o programa para diversos públicos e em diferentes contextos. Em 2017, passou a fazer parte do Board Internacional e tem ensinado a formação de professores do CEB no Brasil, junto com Elisa Kozasa, no Instituto de Ensino e Pesquisa Einstein, no formato da pós-graduação em Gestão Emocional nas Organizações.
Profa Lia Diskin: Formada em Jornalismo com especialização em Crítica Literária pelo Instituto Superior de Periodismo José Hernandez, de Buenos Aires. Realizou estudos sobre as Upanixades na Vedanta Society em Uttar Pradesh, Índia. Especializou-se nos filósofos Nagarjuna e Kamala Shila no Centre for Tibetan Studies da Library of Tibetan Works and Archives em Dharamsala, Índia. Coordenadora das quatro visitas de Sua Santidade o Dalai Lama ao Brasil, e do quinto encontro via Webinar em novembro de 2020. Cofundadora da Associação Palas Athena. Palestrante e criadora de inúmeros programas socioeducativos e assistenciais no Brasil e no exterior. Autora de Vamos Ubuntar? Um Convite para Cultivar a Paz (UNESCO), Cultura de Paz – Redes de Convivência (SENAC), coautora de Paz, como se faz? (UNESCO) e de mais 20 obras em parceria. Palestrante na ONU na instalação do 2 de outubro como Dia Internacional da Não Violência. Detentora de inúmeras premiações, entre elas: o Prêmio por sua contribuição na área de Direitos Humanos e Cultura de Paz recebido na comemoração dos 60 anos da UNESCO; o Prêmio Internacional da Jamnalal Bajaj Foundation, da Índia, por sua contribuição na promoção dos valores gandhianos; o Prêmio Trip Transformadores 2010. Em 2020 foi agraciada com o Padma Shri Award, concedido pelo Governo da Índia.
Loten Namling: Cantor e ativista tibetano, Nasceu em Darjeeling, Índia, em 1963. Estudou na Tibetan Children Village em Dharamsala e foi para a faculdade em St. Stephen, Delhi University.
Loten Namling é um músico, artista e intérprete tibetano muito conhecido que atualmente vive na Suíça.
Além de ser um amante da música e do canto, Loten é um artista, cartunista e pensador criativo que dedicou sua vida a preservar a rica herança musical do Tibete. Com seu projeto inovador, ‘Tibet Blues’ Loten explora novos caminhos que ligam as músicas antigas à cultura contemporânea.
Loten viajou por todo o mundo com seu alaúde tibetano, cantando as músicas do 6º Dalai Lama, Mila Repa e autênticas canções tradicionais do Tibete. De Kalmykya à Coréia, do País de Gales à América, as performances apaixonadas e encantadoras de Loten provocam risos e lágrimas. Como um trovador, ele conta histórias sobre sua vida, conectando as músicas do passado à realidade do presente e convidando seu público a uma jornada musical pela paisagem da espiritualidade tibetana.
Luiz Araújo de Morais Mello é graduado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1982), mestrado (1985) e doutorado em Biologia Molecular (1988) pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Pós-Doutorado em neurofisiologia na UCLA (1988-1991). Livre-Docente (1994) e Professor Titular de Fisiologia (1998), Professor na UNIFESP, Conselheiro da Tibet House Brasil e atualmente diretor científico da FAPESP.
Dra. Luiza Hiromi Tanaka é Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP e Pós-doutora pelo Programa de Enfermagem da UNIFESP, e professora aposentada do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. Foi tutora da Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade da UNIFESP. Instrutora de práticas meditativas pela Associação Palas Athena e Teacher trainer do Programa MBPM Mindfulness e compaixão para a saúde de Respira Vida Breathworks, com dupla acreditação, Reino Unido e Espanha. Atua na empresa NeuroConecte – Educação emocional. Membro da diretoria da Tibet House Brasil
Dr. Mauricio Watanabe Ribeiro é neuroengenheiro e atualmente realiza seu pós-doutorado na Harvard Medical School/MGH. Praticante budista e instrutor no programa Cultivating Emotional Balance.
Ngawang Choki Loday: Mestre da arte de pintura de thankgas que nasceu no Butão e, atualmente, vive em São Paulo. Ele estudou na Escola de Arte Tradicional Choki, em Thimphu, capital do Butão. Antes de se mudar para o Brasil, Ngawang prestou serviços artísticos profissionais por 15 anos em diversos monastérios budistas no Butão, no Nepal e na Índia, pintando murais e thangkas. Ele tem um dom especial para a arte tradicional tibetana.
Ogyen Shak: Tibetano de nascimento, foi treinado na arte sacra tibetana desde os 6 anos de idade. Aos 16 anos, ele fugiu de seu país com seus dois irmãos menores para a Índia. Foi convidado ao Brasil em 2006 para coordenar obras de arte no templo budista tibetano Odsal Ling em São Paulo e três anos depois, quando conheceu sua futura esposa Adriana, permaneceu no Brasil. Ao lado da Adriana, é dono do primeiro restaurante de culinária tibetana no Brasil. A missão da Ogyen Shak é difundir a cultura tibetana de sabedoria e paz para o povo brasileiro.
Dr. Tenzin Dorjee (Ph.D., Universidade da Califórnia, Santa Barbara, UCSB) é Professor Associado do Departamento de Estudos de Comunicação Humana da California State University, Fullerton (CSUF). Seus principais interesses de ensino e pesquisa são: comunicação intergrupal, intercultural e intergeracional, questões de identidade, construção da paz e resolução de conflitos. No campus da CSUF, ele recebeu prêmios de reconhecimento do corpo docente por excelentes práticas de ensino (2011), pesquisa (2013) e serviço comunitário (2015).
Dr. Tenzin Dorjee é Comissário das Nações Unidas para assuntos de liberdade religiosa. Ele foi nomeado para a Comissão em 8 de dezembro de 2016 pela líder da Câmara dos Representantes Nancy Pelosi. Ele foi novamente indicado à Comissão por Pelosi em 10 de maio de 2018. Em 12 de junho de 2018, o Dr. Dorjee foi eleito por unanimidade Presidente dessa Comissão.
Artistas premiado, Tsering Dorjee (Bawa) estudou artes cênicas tibetanas por cerca de três décadas. Ele é mestre em artes cênicas tibetanas pelo TIPA, Dharamsala, Índia.
Como complemento às artes cênicas tradicionais, ele participou de treinamento de atuação na França, Holanda, Índia e na Escola Internacional de Atuação e Modelagem de Barbizon, San Francisco, EUA.
Seu trabalho mais recente é um longa-metragem produzido independentemente, “My Son Tenzin”, pela Seykhar Films, no qual ele atua e dirige. Disponível em www.vimeo.com
Tsering também é um convidado regular de todas as principais plataformas tibetanas de TV, rádio, mídia social e outras plataformas para conversar e comentar sobre arte e cultura tibetanas. Para mais detalhes, visite: https://tseringbawa.com/
Tenzin Lodoe é um coach de desempenho mental. Ele treina as pessoas a viverem em harmonia com a realidade, reorientando a consciência de modo a abri-la para mais escolhas, facilitando uma vida mais plena. O pai de Tenzin é o irmão mais novo de S.S o Dalai Lama. Tenzin cresceu no seio da comunidade tibetana, em Dharamsala. Ele se considera extremamente sortudo e afortunado por ter tido contato com o aprendizado e a sabedoria budista. Tenzin Lodoe reside atualmente em Zurique, Suíça. Ele trabalhou como consultor de gestão na PricewaterhouseCoopers AG Zurich e mais tarde como diretor de conscientização da Tignum. Tenzin Lodoe também trabalhou como coordenador de mídia no escritório do Dalai Lama em Dharamsala, Índia, antes de morar na Europa. Para obter mais detalhes, visite www.etlucem.com
Valentin Conde é Mestre em Ciências da Religião com ênfase em budismo pela Fo Guang University de Taiwan. Possui formação básica em dois protocolos de meditação de universidades dos EUA (Cultivating Emotional Balance e Cognitively-Based Compassion Training, atualmente é alunos da pós-graduação do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein – Gestão Emocional nas Organizações. Na Associação Tibet House Brasil atua como instrutor de práticas meditativas e colaborador na gestão de programas e cursos.
Pedagogo formado pela PUC-SP. Tradutor do marco teórico do programa SEE Learning da Universidade Emory (EUA) e coordenador regional da coorte brasileira da primeira Formação de Facilitadores do programa. Professor de práticas meditativas para a infância e adolescência no Instituto Sidarta.
Vinicius de Assis: Nascido em Sorocaba em 1984, Bacharel e Mestre pelo Instituto de Artes Visuais (IA/UNESP- SP) tem como objeto de estudo a arte budista tibetana, artes e ofícios, manufatura e utilitário.  Tem passagem pela ilustração editorial, restauração de arte sacra, design para vitrais, cenografia, pintura tradicional, grafite e muralismo.

Faça sua doação para que a Tibet House Brasil possa continuar o trabalho de preservar e disseminar os valores culturais e espirituais do Tibete.
Mais informação

Tibet House Brasil
Rua Guarará, 108,
Jardim Paulista, São Paulo
SP - 01425-000
Brasil

Telefone: +55 (11) 3889 0646
e-mail: info@tibethouse.org.br

Horário: De Segunda à Sexta das 10h00 às 18h00
Fechado temporariamente

* indicates required