27 Apr,2024 Horário: De Segunda à Sexta das 10.00 às 18.00 horas

Sua Santidade o Dalai Lama


Sobre a linhagem

Os budistas tibetanos acreditam que os Dalai Lamas são manifestações de Avalokiteshvara ou Chenrezig  –   o Bodhisattva da Compaixão  –  e o padroeiro do Tibete. Os Bodhisattvas são seres realizados, inspirados pelo desejo de alcançar a iluminação completa, que prometeram renascer em vários reinos para ajudarem todos os seres vivos.

Sua Santidade durante seus exames finais Geshe Lharampa em Lhasa, Tibete, que ocorreram entre o verão de 1958 e fevereiro de 1959. (Foto / OHHDL)

Sobre seus compromissos

Em primeiro lugar, como ser humano, Sua Santidade o Dalai Lama preocupa-se em incentivar as pessoas a serem felizes  –   ajudando-as a entenderem que, se suas mentes estiverem perturbadas, o mero conforto físico não lhes trará paz, Por outro lado, se suas mentes estiverem em paz, mesmo a dor física não as perturbará. Ele defende o cultivo de um coração afável e imbuído pelos valores humanos, como compaixão, perdão, tolerância,  contentamento e autodisciplina e diz que, como seres humanos, somos todos iguais: todos desejamos a felicidade e evitamos sofrimento.

O Dalai Lama diz também que mesmo aqueles que não tenham uma crença religiosa podem se beneficiar ao incorporarem em suas vidas os valores humanos como ética secular, que são valores universais. Ele está comprometido em falar sobre a importância de tais valores e compartilhá-los com todos aqueles que encontrar.

Zhou En-Lai, Panchen Lama, Mao Tse-Tung e Sua Santidade o Dalai Lama em Pequim, China em 1956. (Foto cedida por imagens do Tibete)

Em segundo lugar, como monge budista, Sua Santidade está comprometido em incentivar a harmonia entre as tradições religiosas do mundo. Apesar das diferenças filosóficas entre estas, todas as principais religiões do mundo têm o mesmo potencial para nutrir bons seres humanos. Portanto, é importante que todas as tradições religiosas se respeitem e reconheçam o valor de suas respectivas tradições. A ideia de que cada religião propaga a verdade sobre nossa existência é relevante para seu respectivo praticante. No entanto, no que diz respeito à comunidade em geral, é necessário reconhecer que os seres humanos seguem várias religiões e, por isso, observam vários aspectos de uma grande verdade.

Em terceiro lugar, enquanto representante do povo tibetano, ele é fonte de esperança e confiança para esse povo, motivo pelo qual ele está comprometido em preservar a cultura tibetana em seus diversos aspectos, desde a herança que receberam dos mestres da Universidade de Nalanda, na Índia, até seu próprio idioma e também o meio ambiente natural do Tibete.

Breve Biografia

Sua Santidade o 14º Dalai Lama, Tenzin Gyatso, descreve-se como um simples monge budista. Ele é o líder espiritual do Tibete. Nascido em 6 de julho de 1935, em uma família de agricultores, em um pequeno povoado localizado em Taktser  –   Amdo  –   nordeste do Tibete. Aos dois anos de idade, essa criança, então chamada Lhamo Dhondup, foi reconhecida como a reencarnação do 13º Dalai Lama, Thubten Gyatso.

Sua Santidade o Dalai Lama discursando no Parlamento Europeu sobre o Plano de Paz de Cinco Pontos em Estrasburgo, França, em 15 de junho de 1988.

Responsabilidades e Liderança

Em 1950, após a ocupação do Tibete, Sua Santidade foi chamada a assumir o pleno poder político. Em 1954, ele foi a Pequim e se encontrou com Mao Zedong e outros líderes chineses. Finalmente, em 1959, após a repressão do levante nacional tibetano em Lhasa, o Dalai Lama foi forçado a escapar para o exílio. Desde então, ele vive em Dharamshala, no norte da Índia. No dia 14 de março de 2011, Sua Santidade se aposentou de seus compromissos políticos e desde então tem dedicado sua vida aos seus três grandes compromissos com a comunidade mundial.

Reconhecimento Universal

Sua Santidade o Dalai Lama é um homem da paz. Em 1989, ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz por sua luta não violenta pela Independência do Tibete. Ele sempre defendeu as políticas de não-violência, mesmo diante de extrema agressão e também se tornou o primeiro Prêmio Nobel ao ser reconhecido por sua preocupação com os problemas ambientais globais.

O Dalai lama viajou por mais de 67 países, abrangendo 6 continentes, recebeu mais de 150 prêmios, doutorados honorários, entre outros, em reconhecimento à sua mensagem de paz, não-violência, entendimento inter-religioso, responsabilidade universal e compaixão. É autor ou coautor de mais de 110 livros.

Sua Santidade o Dalai Lama fez a primeira observação oficial sobre sua aposentadoria de responsabilidades políticas durante um ensino público no Templo Tibetano Principal em Dharamsala, HP, Índia em 19 de março de 2011. (Foto / Tenzin Choejor / OHHDL)

Sua Santidade manteve diálogo com chefes de diferentes religiões e participou de muitos eventos promovendo harmonia e entendimento inter-religiosos.

Desde meados dos anos 80, Sua Santidade tem dialogado com cientistas, principalmente nos campos da psicologia, neurobiologia, física quântica e cosmologia. Isso levou a uma colaboração histórica entre monges budistas e cientistas de renome mundial na tentativa de ajudar as pessoas a alcançarem a paz mental. Também resultou na adição da ciência moderna ao currículo tradicional das instituições monásticas tibetanas restabelecidas no exílio.

Faça sua doação para que a Tibet House Brasil possa continuar o trabalho de preservar e disseminar os valores culturais e espirituais do Tibete.
Mais informação

Tibet House Brasil
Rua Guarará, 108,
Jardim Paulista, São Paulo
SP - 01425-000
Brasil

Telefone: +55 (11) 3889 0646
e-mail: info@tibethouse.org.br

Horário: De Segunda à Sexta das 10h00 às 18h00
Fechado temporariamente

* indicates required