25 Apr,2024 Horário: De Segunda à Sexta das 10.00 às 18.00 horas

Como o Autocontrole Emocional impacta no seu trabalho.

October 1, 2019 6:45 pm    Back to Home

Por Daniel Goleman |  Korn Ferry Institute  |  07 de junho de 2017

A Inteligência Emocional continua a ser um ingrediente fundamental no desenvolvimento de lideranças corporativas. Nessa série de artigos, Daniel Goleman – autor best-seller e colunista do Instituto Korn Ferry – releva as 12 principais habilidades que estão por trás da Inteligência Emocional. O texto foi extraído do livro Emotional Self-Awareness: A Primer (“Autoconhecimento Emocional: uma Cartilha”).

O Autocontrole Emocional é a habilidade de manter suas emoções e impulsos destrutivos sob controle, para manter sua efetividade quando estiver em condições estressantes ou até hostis.  Isso não significa suprimir suas emoções. Queremos controlar as emoções que nos perturbam, não as que são positivas (que enriquecem a vida, e que entram em campo com a Perspectiva Positiva e com a Competência de Orientação para a Realização). Com o Autocontrole Emocional, você lida com seus impulsos destrutivos e com suas emoções desestabilizadoras mantendo-se lúcido e calmo.

Considere esse exemplo: o diretor de marketing de uma empresa de alimentos global sempre tentou encontrar a melhor forma de fazer as coisas, mas não tinha a menor consideração pelas pessoas das quais ele dependia para justamente ter esse sucesso. Ele atacava qualquer um que estivesse aquém de suas expectativas. Se alguém discordasse dele, ele surtava e começava a gritar. Por trás, os subordinados diretos dele reclamavam, dizendo que ele era um péssimo chefe.

O que faltava a esse executivo de marketing era Autocontrole Emocional.

A ciência cognitiva tem nos mostrado que quanto mais aborrecido você está, pior é a sua habilidade de focar naquilo que é importante, de assimilar profundamente ou de responder rapidamente. Estar possuído pelas emoções sabota sua habilidade de tomar boas decisões ou de reagir habilmente. Outras pesquisas indicam que as emoções se propagam do líder do grupo em direção aos membros do grupo. A pesquisa realizada na Escola de Administração de Yale mostrou que, se o líder do grupo está com um humor otimista, as pessoas do grupo “pegam” esse humor e a equipe trabalha melhor, seja o que for que estejam fazendo. Se o líder estiver com um humor muito negativo – irritado, ou o que seja – os membros da equipe “pegam” o humor negativo e o desempenho deles despenca.

Pesquisadores australianos descobriram que líderes que lidam bem com as emoções tiveram melhores resultados nos negócios. Acredito que isso seja verdade em âmbito global. Será que faz diferença se um chefe explode com um empregado? Pode apostar que sim! Pesquisas complementares mostram que os empregados têm bem vivo na memória os episódios negativos que tiveram com um chefe. Eles se lembram muito melhor dos episódios negativos do que dos positivos. Mas eles também disseram que, depois do episódio negativo, eles se sentiram desmoralizados e não queriam mais ter nada a ver com aquele chefe.

Autocontrole Emocional não é só importante para manter um líder calmo e menos estressado, mas sim porque impacta nas emoções de todos com quem ele interage e na produtividade da organização. É o lucro que está em jogo.

 

*Traduzido do artigo publicado no site do Korn Ferry Institute (https://www.kornferry.com/institute/how-emotional-self-control-impacts-your-work)

Related Posts

April 8, 2024 7:23 pm

By Dar Ovais | Dharamshala | Hindustan Times As relíquias Kapilavastu do Senhor Buda foram apresentadas ao Dalai Lama na quinta-feira (Escritório de SS Dalai Lama) As relíquias sagradas de Kapilavastu do Senhor Buddha Shakyamuni foram oferecidas ao líder espiritual tibetano Dalai Lama em sua residência em McLeodganj...Read more

April 5, 2024 12:07 pm

Por Dar Ovais, Dharamshala Hindustan Times 05 de abril de 2024 Essas relíquias foram oferecidas ao Dalai Lama por Waskaduwe Mahindawansa Mahanayaka Thero do Mosteiro Raja Guru Shri Subuti Mahavihara no Sri Lanka As relíquias Kapilavastu do Senhor Buda foram apresentadas ao Dalai Lama na quinta-feira (Escritório de SS...Read more

February 1, 2024 12:09 pm

Temos o prazer de anunciar uma série transformadora de ensinamentos sobre a sabedoria profunda e atemporal contida nas 37 Práticas de um Bodhisattva, de Gyalse Tokme Sangpo Esse antigo texto, com raízes na tradição budista Mahayana, oferece um roteiro para o cultivo da compaixão, da sabedoria e do altruísmo em...Read more

January 19, 2024 3:07 pm

A noite de 14 de janeiro de 2024, na Tibet House Brasil em São Paulo, foi marcada pelo retumbante sucesso da palestra do estimado Tenzin Wangyal Rinpoche sobre "O Poder da Respiração na Antiga Tradição Iogue do Tibete" O evento testemunhou uma participação esmagadora da comunidade brasileira, destacando seu grande...Read more

Faça sua doação para que a Tibet House Brasil possa continuar o trabalho de preservar e disseminar os valores culturais e espirituais do Tibete.
Mais informação

Tibet House Brasil
Rua Guarará, 108,
Jardim Paulista, São Paulo
SP - 01425-000
Brasil

Telefone: +55 (11) 3889 0646
e-mail: info@tibethouse.org.br

Horário: De Segunda à Sexta das 10h00 às 18h00
Fechado temporariamente

* indicates required