June 4, 2016 1:46 am Back to Home
por Michele Martin, 27 de maio de 2016
Karmapa visita a empresa farmacêutica Padma
Wetzikon, Suíça – 25 de maio de 2016
Esta manhã, Gyalwang Karmapa viajou para uma pequena cidade nos arredores de Zurique para visitar os escritórios e a fábrica da Padma Company, que fabrica uma variedade de medicamentos tibetanos. A organização em breve celebrará o seu cinquentenário. O Karmapa visitou primeiramente a fábrica; em uma área externa, foi preparada uma cadeira recoberta com brocados sob uma thangka do Buda da Medicina.
Depois que o Karmapa chegou e tomou seu assento, o CEO da Padma, o Sr. Herbert Schwabl, falou sobre a história da empresa e os produtos que fabrica. Ele explicou que duas das ervas que eles utilizam são cultivadas na Suíça e as demais são compradas em diversos outros países. Depois de todos esses anos anos, surgiu uma mescla de medicina suíça e tibetana, disse ele; quando não conseguem encontrar as ervas tradicionais, eles experimentam substitutos disponíveis localmente. Um aspecto especial do trabalho na Suíça é que o governo reconhece a medicina tibetana oficialmente ⎯ único país do Ocidente a fazê-lo. Padma iniciou o processo de solicitação de reconhecimento europeu.
Um técnico de laboratório, vestindo um jaleco branco, trouxe um carrinho com amostras de seus medicamentos, embalados como produtos europeus em blisters e caixas elegantes. Mr. Schwabl explicou que a tradição tibetana é seguida na preparação das ervas em pó, e que para atender os ocidentais, em vez dos comprimidos soltos tradicionais, o medicamento é colocado em cápsulas, que podem ser tomados com mais facilidade.
Os medicamentos da Padma são usados para tratar uma variedade de problemas, como disfunção hepática e resfriado comum. Quatro desses medicamentos foram reconhecidos nacionalmente e dez localmente, o que é um excelente endosso já que a Suíça é famosa pela qualidade de seus produtos. Padma também segue as Boas Práticas de Fabricação (GMP – Good Manufacturing Practices), que é um padrão farmacêutico internacional. Então mostraram ao Karmapa como a qualidade das ervas são testadas para certificar a ausência de contaminantes nos componentes, como pesticidas.
Mr. Schwabl concluiu sua apresentação dizendo que a Padma tem a motivação de ajudar as pessoas, e não apenas de produzir medicamentos. “A nossa mente e o nosso coração estão no Tibete e na Suíça”, disse ele, “e nós trabalhamos com os diferentes aspectos de ambas as culturas com o desejo de beneficiar muitas pessoas.”
O Karmapa abriu seu discurso agradecendo as pessoas que trabalham na Padma e elogiou-os por trabalharem em harmonia com a ciência para sustentar a tradição médica tibetana. Seus esforços se tornarão parte da história tibetana, afirmou. “Os governos da Índia e da China também apoiam a medicina tibetana”, disse ele, “no entanto, no que diz respeito a manter a qualidade e apostar na pesquisa, a Padma é um modelo para o mundo inteiro.” “Seu entusiasmo e sua dedicação tem beneficiado muito a medicina tibetana”, acrescentou, “e também é possível que, no futuro, a medicina tibetana seja capaz de oferecer medicamentos para doenças modernas, como o câncer”.
Vários dos Karmapas, observou ele, tiveram uma ligação especial com a medicina tibetana. O Terceiro Karmapa, Rangjung Dorje, por exemplo, desenvolveu cem novos medicamentos com diferentes potenciais. Quando o 16o. Karmapa escapou do Tibete, levou com ele uma caixa de tesouros especiais, repleta de medicamentos tibetanos. O Karmapa disse que ele próprio não tem muito conhecimento sobre a tradição médica, mas apoiou fortemente e incentivou o seu desenvolvimento.
O Karmapa foi então convidado a visitar as instalações de produção, que são ambientes estéreis; todos tiveram que vestir aventais especiais, toucas, e propés. Máquinas complexas, organizadas em três fases, produzem os medicamentos: misturam as ervas, encapsulam, e acondicionam em modernas embalages. Apenas algumas pessoas acompanharam o Karmapa, mas a visita foi projetada em uma tela para que todos pudessem ver.
Na despedida, o Sr. Schwabl fez ao Karmapa uma pergunta clássica. Disse que eles não inventam medicamentos na Padma como fez o Terceiro Karmapa, mas precisam adaptar a tradição à situação do mundo moderno em que se encontram. “Temos uma tradição, mas precisamos modificá-la”, disse ele. “Nós trabalhamos com as autoridades; algumas ervas são permitidas e outras não. Algumas pessoas nos dizem que somos muito modernos e que a tradição deve ser mantida tal como é. “Então”, perguntou ao Karmapa,”devemos manter a tradição ou o que estamos fazendo é certo?”
O Karmapa respondeu: “Você deve trabalhar em harmonia com o lugar onde está. A medicina tibetana já foi modificada antes e pode ser alterada novamente. Por exemplo, na Índia, não podemos obter alguns dos componentes e por isso usamos substitutos.” Ele acrescentou: “Há muito a ser feito e eu os apoio na realização dessas mudanças, que devem ser feitas por pessoas que conhecem bem a medicina. O principal é beneficiar as pessoas.” E concluiu: “Algumas pessoas dizem que a tradição é mais importante. Eu não concordo.”
Ao final, Mr. Schwabl apresentou a equipe e convidou o Karmapa para visitar os escritórios da Padma em outro local. Esta visita a Padma ilustra claramente como uma tradição tibetana poderia ser transplantada para o Ocidente, onde não apenas prosperaria, mas continuaria a se desenvolver
Translated from http://karmapafoundation.eu/tibetan-medicine-finds-success-west/
No Dia Mundial da Saúde Mental (10102024), um evento especial foi realizado em São Paulo, Brasil, para o lançamento de Nunca Esqueça o Tibet, um documentário oficialmente endossado pelo Escritório do Tibete, produzido pela Compassionate Films (Reino Unido) O filme conta a incrível história da fuga de Sua Santidade...Read more
Em outubro de 2024, o Brasil recebe o lançamento de Never Forget Tibet: A História Não Contada do Dalai Lama, um documentário emocionante que narra a fuga de Sua Santidade, o Dalai Lama, durante a invasão chinesa em 1959 🎬 O filme, dirigido por Jean-Paul Mertinez da Compassionate Films, estará disponível nas...Read more
“Recentemente, em Zurique, na Suíça, tive a feliz oportunidade de, mais uma vez, ver pessoalmente Sua Santidade, o Dalai Lama, e ouvir seus ensinamentos Essa experiência me encheu de uma mistura de alegria e tristeza Ao contrário de vê-lo na televisão, vê-lo pessoalmente desta vez me mostrou o quanto ele...Read more
"Ecos do Tibete: Diáspora, Identidade e Preservação Cultural" explora as experiências dos tibetanos que vivem no exterior enquanto se esforçam para manter seu patrimônio cultural Através de histórias pessoais e perspectivas acadêmicas, este livro destaca os desafios e sucessos na preservação das tradições...Read more
Faça sua doação para que a Tibet House Brasil possa continuar o trabalho de preservar e disseminar os valores culturais e espirituais do Tibete.
Mais informação
Tibet House Brasil
Rua Guarará, 108 - Loja 2
Jardim Paulista, São Paulo
SP - 01425-000
Brasil
Clique aqui para o Google Map
Telefone: +55 (11) 3889 0646
e-mail: info@tibethouse.org.br
Horário: De Segunda à Sexta das 10h00 às 18h00
Fechado temporariamente