15 Nov,2024 Horário: De Segunda à Sexta das 10.00 às 18.00 horas

Tradição do Losar na Comunidade Tibetana

February 6, 2019 9:30 pm    Back to Home

Significado e História

A palavra Losar é uma palavra tibetana para o ano novo. LO significa ano e SAR, novo. O Ano Novo tibetano é comemorado no primeiro dia do primeiro mês do calendário lunar tibetano, que costuma cair nos meses de janeiro ou fevereiro, embora também possa ocorrer em março.

O festival de Losar é considerado o mais significativo de todos os festivais tibetanos. Este festival também é comemorado em outros países como a Índia, Butão e Nepal. O Ano Novo Tibetano é caracterizado pela sua música, danças e um espírito geral de celebração. Pode-se testemunhar diferentes tradições e rituais seguidos para marcar a ocasião religiosa.

Losar é comemorado por 15 dias, dos quais os três primeiros são os mais significativos. Os budistas celebram o festival como uma vitória do bem sobre o mal. Simbolizando a purificação e a frescura, o Losar é uma época de grandes festas e celebrações.

A celebração do Losar remonta ao período pré-budista do Tibet, quando os tibetanos praticavam a religião Bon, e realizava-se uma cerimônia espiritual em que grandes quantidades de incenso eram oferecidos para apaziguar os espíritos locais, divindades e protetores. O Losar é celebrado ainda hoje com muito fervor entre os tibetanos que praticam bon, mesmo no exílio. Esta festa religiosa mais tarde evoluiu para um festival budista anual que se acredita ter se originado durante o reinado de Pude Gungyal, o nono rei do Tibete.

Dizem que o festival começou quando uma velha chamada Belma introduziu a medida do tempo com base nas fases da lua. Este festival teve lugar durante a floração das árvores de damasco na região de Lhokha Yarla Shampo no outono, e pode ter sido a primeira celebração do que se tornou o festival tradicional dos agricultores. Foi durante este período que as artes de cultivo, irrigação, refino de ferro e construção de pontes foram introduzidas no Tibete. As cerimônias que foram instituídas para celebrar essas novas habilidades podem ser reconhecidas como precursoras do festival de Losar. Mais tarde, quando os rudimentos da ciência da astrologia, baseados nos cinco elementos, foram introduzidos no Tibete, este festival de agricultores tornou-se o que chamamos de festival Losar ou Ano Novo.

Como o Ano Novo Tibetano é comemorado

Um mês antes do festival chegar, as pessoas se concentram em limpar a casa meticulosamente, removendo cada partícula de poeira e deixando tudo limpo. As decorações mais atraentes e finas são colocadas em toda a casa e elaboradas oferendas são feitas no altar da família. As velhas bandeiras de oração são substituídas por outras bandeiras coloridas. Novas roupas são feitas para todos os membros da família. Oito diferentes símbolos auspiciosos são exibidos sempre que possível, representando as diferentes oferendas feitas pelos deuses ao Buda, após a sua iluminação. No Tibete, esses símbolos são desenhados nas paredes, uma prática que não é seguida no exílio, já que artistas profissionais são necessários para isso. O Losar também se cozinha uma comida muito boa. Os primeiros dias são destinados à família, passando as festividades para as ruas e outros lugares.
Nos mosteiros, os monges honram divindades de proteção com rituais devocionais.
Na véspera do Ano Novo tibetano, bolos, doces, pães e frutas são oferecidos em altares da família. O altar da família é decorado da melhor maneira nas vésperas e continuará assim pelos próximos 15 dias. O altar terá uma derga, formada por bolachas (khapsay) empilhadas umas sobre as outras, que são preparadas com massa achatada, fritas e com muitas formas diferentes. Junto com o derga, haverá uma garrafa de chang (cerveja de cevada); uma moita de folhas de trigo verde cultivadas em um pequeno copo chamado loboe; uma espécie de funil de duas partes, chamado arco, que tem por um lado o tsampa (farinha de cevada) e as outras sementes de cevada.

Sendo o feriado mais significativo para os tibetanos e a maior celebração do ano, é
um tempo em que eles trocam calorosas saudações com seus parentes, vizinhos e todos ao seu redor. Os tibetanos consideram o Losar como uma celebração maciça, cheia de relaxamento e com muitas festas. Os tibetanos oferecem katas (tradicionais lenços de seda branca) aos altares e mosteiros familiares. Estes lenços são colocados um ao outro como eles se cumprimentam com tashi delek (auspiciosos votos), com o qual eles preveem prosperidade para o próximo ano.

Os tibetanos seguem a cultura de receber seus hóspedes com um coração gentil e uma hospitalidade excelente. Nesta ocasião especial, os valores cultivados são altamente notáveis. Os tibetanos acreditam que é preciso ter uma grande gentileza, seja generoso e acolhedor nesta ocasião religiosa. O caráter da pessoa determinará como a pessoa será ao longo do ano. Portanto, todos os budistas devem ter um humor alegre e brilhante, de modo que serão abençoados com expressões boas e felizes ao longo do ano.

Tradução para o português: Denise Mara Robson

Related Posts

October 17, 2024 10:45 am

No Dia Mundial da Saúde Mental (10102024), um evento especial foi realizado em São Paulo, Brasil, para o lançamento de Nunca Esqueça o Tibet, um documentário oficialmente endossado pelo Escritório do Tibete, produzido pela Compassionate Films (Reino Unido) O filme conta a incrível história da fuga de Sua Santidade...Read more

October 8, 2024 8:44 pm

Em outubro de 2024, o Brasil recebe o lançamento de Never Forget Tibet: A História Não Contada do Dalai Lama, um documentário emocionante que narra a fuga de Sua Santidade, o Dalai Lama, durante a invasão chinesa em 1959 🎬 O filme, dirigido por Jean-Paul Mertinez da Compassionate Films, estará disponível nas...Read more

August 29, 2024 4:58 pm

“Recentemente, em Zurique, na Suíça, tive a feliz oportunidade de, mais uma vez, ver pessoalmente Sua Santidade, o Dalai Lama, e ouvir seus ensinamentos Essa experiência me encheu de uma mistura de alegria e tristeza Ao contrário de vê-lo na televisão, vê-lo pessoalmente desta vez me mostrou o quanto ele...Read more

August 3, 2024 10:21 am

"Ecos do Tibete: Diáspora, Identidade e Preservação Cultural" explora as experiências dos tibetanos que vivem no exterior enquanto se esforçam para manter seu patrimônio cultural Através de histórias pessoais e perspectivas acadêmicas, este livro destaca os desafios e sucessos na preservação das tradições...Read more

Faça sua doação para que a Tibet House Brasil possa continuar o trabalho de preservar e disseminar os valores culturais e espirituais do Tibete.
Mais informação

Tibet House Brasil
Rua Guarará, 108 - Loja 2
Jardim Paulista, São Paulo
SP - 01425-000
Brasil

Clique aqui para o Google Map

Telefone: +55 (11) 3889 0646
e-mail: info@tibethouse.org.br

Horário: De Segunda à Sexta das 10h00 às 18h00
Fechado temporariamente

* indicates required