July 11, 2019 7:13 pm Back to Home
Jornal de Associação de Administradores Escolares da Califórnia
A necessidade de estratégias para apoiar alunos para atingir o bem-estar mental e a saúde socioemocional nunca foi tão grande. Além da necessidade dos alunos, os educadores que atendem tais crianças e jovens também precisam de ajuda e de uma série de recursos que possam ajudá-los a apoiar os alunos, mas também praticar o autocuidado.
Sua Santidade o 14º Dalai Lama, convidou a Universidade Emory para criar uma estrutura teórica que apoie o cultivo das comptências sociais, emocionais e éticas na educação básica (Ed. Infantil ao Ensino Médio) e, até mesmo, na educação superior. O programa conhecido como SEE Learning (Social, Emotional and Ethical Learning) é parte do recém criado Centro de Ciência Contemplativa e Ética Baseada na Compaixão.
Sua Santidade está profundamente comprometido com uma abordagem específica da Ética, a constatação de que nossa natureza humana está enraizada em nossa busca natural por bondade, compaixão, e cuidado com o próximo. Ele acredita que devemos compartilhar um visão ética básica que possa preservar nossas sociedades. Ele diz ainda que nosso foco deveria estar em nossas semelhanças, e não nas diferenças. O Dalai Lama acredita que a educação pública é chave para garantir que todo ser humano tenha acesso à ética e aos valores humanos básicos, numa abordagem que conduza desde o bom senso, até as perspectivas científicas.
Recentemente, o programa desenvolvido pela Universidade Emory foi lançado durante um evento em Nova Deli, Índia. Os superintendentes de educação do estado da Califórnia foram convidados para participar do lançamento e tiveram sessões particulares com Sua Santidade para discutir a importância do tema nas escola públicas da Califórnia.
“Nossa reunião com o Dalai Lama foi uma oportunidade única para discutir a necessidade de compaixão, generosidade e também de estratégias para o desenvolvimento do bem-estar emocional dos nossos alunos. Tais estratégias serão fundamentais para as carreiras e para as vidas desses cidadãos.”
Holly Edds, Presidente de Associação de Administradores Escolares da Califórnia
“Nossa reunião com o Dalai Lama foi uma oportunidade única para discutir a necessidade de compaixão, generosidade e também de estratégias para o desenvolvimento do bem-estar emocional dos nossos alunos. Tais estratégias serão fundamentais para as carreiras e para as vidas desses cidadãos.” Disse um dos representantes norte-americanos. “Estou ansioso para compartilhar estes recursos gratuitos com nossos educadores.”
O programa SEE Learning inclui temas como o treino da atenção, o cultivo da compaixão e da autocompaixão, fortalecimento da resiliência com base no cuidade informado pelo trauma, o desenvolvimento do pensamento sistêmico e o discernimento ético. O programa já foi pilotado na Índia e nos EUA e mais de 600 educadores de vários países já participarem das formações, muitos deles envolvidos no processo de elaboração do contínua do programa. O resultado é uma estrutura conceitual robusta e três currículos escolares: Ed. Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. Um currículo para o Ensino Médio está sendo desenvolvido.
Os materiais estão dispiníveis no site do Centro de Ciência Contemplativa e Ética Baseada na Compaixão www.compassion.emory.edu
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