August 5, 2020 7:10 pm Back to Home
Os budistas tibetanos seguem a tradição de Nalanda do budismo indiano desde o século VII. O sistema educacional no currículo monástico tibetano é sistemático e rigoroso. Por exemplo, nas universidades de Sera, Drepung e Ganden, um aluno leva mais de 16 anos para atingir o grau de Geshe Lharampa (equivalente ao título de Ph.D na academia moderna). A pedagogia proposta nessas universidades consiste em três vertentes igualmente importantes: Estudo (Thos), Contemplação (Sam) e Meditação (Gom). Para entender profundamente a vasta e profunda filosofia, ciência da mente e prática é preciso se debruçar sobre os três, por muitos anos. Além disso, um Geshe Lharampa leva mais dois anos estudando os Tantras nas Universidades Tântricas Gyuto ou Gyume. Essa palestra focará no sistema educacional e na pedagogia monástica tibetana.
Sobre o professor:
Tenzin Dorjee (Ph.D., Universidade da Califórnia, Santa Barbara, UCSB) é Professor Associado do Departamento de Estudos de Comunicação Humana da California State University, Fullerton (CSUF). Seus principais interesses de ensino e pesquisa são: comunicação intergrupal, intercultural e intergeracional, questões de identidade, construção da paz e resolução de conflitos. No campus da CSUF, ele recebeu prêmios de reconhecimento do corpo docente por excelentes práticas de ensino (2011), pesquisa (2013) e serviço comunitário (2015).
Dr. Tenzin Dorjee é Comissário das Nações Unidas para assuntos de liberdade religiosa. Ele foi nomeado para a Comissão em 8 de dezembro de 2016 pela líder da Câmara dos Representantes Nancy Pelosi. Ele foi novamente indicado à Comissão por Pelosi em 10 de maio de 2018. Em 12 de junho de 2018, o Dr. Dorjee foi eleito por unanimidade Presidente dessa Comissão.
https://www.uscirf.gov/about-uscirf/dr-tenzin-dorjee-commissioner
Tradutor e moderador
Valentin Conde é Mestre em Ciências da Religião com ênfase em budismo pela Fo Guang University de Taiwan e Pedagogo formado pela PUC-SP. Professor de práticas meditativas para a infância e adolescência no Instituto Sidarta. Atualmente é alunos da pós-graduação do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein – Gestão Emocional nas Organizações. Na Associação Tibet House Brasil atua como instrutor de práticas meditativas e colaborador na gestão de programas e cursos.
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