February 25, 2021 1:00 pm Back to Home
Quem sou eu? Cada um de nós reflete sobre essa questão em algum momento de nossas vidas. Esta questão é profundamente filosófica e emocional e diz respeito diretamente ao bem-estar da nossa mente. A exploração da resposta a essa pergunta, por vários mestres budistas no Oriente, levou a grandes descobertas sobre os potenciais da mente. Através do estudo de alguns princípios fundamentais do budismo tibetano neste curso com Geshe Dorji Damdul e Geshe Ngawang Phende, aprenderemos a reconhecer nosso potencial, afiar nossas faculdades mentais e aprofundar nossa compreensão do mundo dos fenômenos.
Também examinaremos as possibilidades de cultivar estados mais saudáveis com a Dra. Luiza Hiromi Tanaka e estudaremos a ciência da consciência com o Dr. Mauricio Watanabe Ribeiro.
Por fim, aprenderemos algumas receitas da culinária tibetana autêntica com o Chef tibetano que vive no Brasil, Ogen Shak.
Inscrição: R$ 180,00
(Por favor, envie o comprovante de pagamento com seu nome e detalhes de contato para events@tibethouse.org.br)
Dados bancários:
Banco Santander (033)
Ag. 2072 C/C 13001345-8
CNPJ: 21.268.553/0001-08
Associação Tibet House Brasil
(Se tiver alguma restrição financeira, por favor fale conosco: events@tibethouse.org.br)
DETALHES SOBRE O CURSO:
O sutra do coração (avançado)
O Sutra do Coração é um dos sutras mais curtos da literatura da Perfeição da Sabedoria, que é composta de diferentes textos Mahayana (“O Grande Veículo”). Esses textos Mahayana formam o núcleo do “Segundo Giro da Roda do Dharma”. Os ensinamentos Mahayana estão enraizados nos ensinamentos que o Buda ofereceu principalmente no Pico dos Abutres, em Rajgir, Índia. A literatura da Perfeição da Sabedoria explica a realidade mais sutil, cujo acesso direto conduz a um estado de perfeito bem-estar, completamente livre de qualquer tipo de sofrimento ou insatisfação.
Plataforma: Zoom
Horário: 10h30-12h30 (horário de Brasília)
Data: sábado e domingo – 13 e 14 de março; 3 e 4 de abril de 2021 (quatro sessões)
Professor: Geshe Dorji Damdul
Intérprete: Jeanne R. Pilli
Lamrim: o caminho da iluminação
Este ensinamento fornece um guia passo a passo de todos os estágios do caminho para a iluminação, abordando os pontos-chave de todo o Lam-Rim, e utiliza métodos de todos os três escopos da prática. Geshe Ngawng Phende ensinará a versão mais curta do texto Os Estágios do Caminho para a Iluminação, de Lama Tsongkhapa, chamado “A Fundação de Todas as Boas Qualidades”. Lama Tsongkhapa (1357-1419) foi um estudioso muito famoso e um grande praticante do budismo tibetano. Ele foi o fundador da escola Geluk, escreveu 18 grandes obras sobre sutra, tantra, psicologia budista, filosofia, meditação, prática entre outros, explicando a visão da Escola do Caminho do Meio detalhadamente e em grande profundidade.
Seria útil, embora não seja um requisito, dispor do texto de Je Tsongkhapa Lamrim Chenmo: O Grande Tratado sobre os Estágios do Caminho para a Iluminação.
Plataforma: Zoom
Horário: 19h00-21h00 (horário de Brasília)
Data: Quinta-feira, 1, 8, 15 e 22 de abril de 2021 (quatro sessões)
Professor: Geshe Ngawang Phende
Intérprete: Jeanne R. Pilli
Em louvor à originação dependente
Trazendo à mente o completo destemor com respeito a todos os fatores externos, independentemente nas situações com que nos confrontarmos, ao lado de Sabedoria Fundamental de Arya Nagarjuna (Séc. I DC), ‘Em Louvor à Origem Dependente’ nos ajuda a domar todos os nossos medos. A realidade ontológica é delineada de forma lúcida, onde se demonstra que a objetividade não é independente da mente subjetiva. Isso traz uma revolução no nosso padrão de pensamento, semelhante às mudanças de paradigma trazidas pela mecânica quântica à física, ao expor a realidade quântica do observado dependente do observador. Embora seja intelectualmente muito estimulante, ‘Em Louvor à Originação Dependente’ não compromete o rigor experiencial, provocando uma transformação profunda no mundo das emoções saudáveis no mundo interno dos indivíduos. ‘Em Louvor à Originação Dependente’ traz à luz os insights sobre o conceito de interdependência como sendo a resposta final para todos os males e crises do mundo e dos indivíduos.
Plataforma: Zoom
Horário: 10h30-12h30 (horário de Brasília)
Data: sábado e domingo – 1, 2, 8 e 9 de maio de 2021 (quatro sessões)
Professor: Geshe Dorji Damdul
Intérprete: Jeanne R. Pilli
Superando o medo: uma perspectiva budista
O medo é um dos maiores impedimentos para se conseguir algo positivo na vida. Esse sentimento surge principalmente por causa do apego. O apego, por sua vez, gera uma condição de insatisfação que está apoiada na compreensão errônea sobre o prazer advindo das experiências sensoriais. A fama e a reputação podem nos trazer conforto e prazer materiais, mas se nos apegarmos a eles, inevitalvelmente criaremos descontentamentos sem limite. O medo também é causado por outras emoções aflitivas, como a raiva, o apego, a inveja e assim por diante, perturbando assim a paz mental e a felicidade. A satisfação sensorial é de curta duração e temporária quando comparada ao longo e duradouro benefício de uma mente calma, pacífica e satisfeita. Aplicando a filosofia budista da lógica e do raciocínio através da meditação analítica, tais emoções aflitivas podem ser subjugadas para que possamos alcançar a ausência de medo, o que resultará em um estado mental de paz e felicidade.
Plataforma: Zoom
Horário: 19h00-21h00 (horário de Brasília)
Data: Quinta-feira, 13 de maio de 2021
Professor: Geshe Ngawang Phende
Intérprete: Jeanne R. Pilli
Meditação shamatha segundo Maitreya e Asanga
Shamatha é um termo sânscrito que tem sido traduzido como “absorção tranquila”. Suas características são a clareza e a estabilidade mental. A meditação Shamatha disciplina a mente, pacifica a mente indisciplinada, também conhecida como “mente de macaco” que é fruto de fatores como o estresse, a raiva, a ansiedade e a depressão. O objeto utilizado como foco durante a meditação shamatha pode variar, desde um aspecto físico como a respiração, a visualização da imagem do Buda, ou um som e assim por diante. Existem também objetos mentais, como as diferentes emoções positivas como o amor e a compaixão, ou ainda a vacuidade ou a natureza da mente. Arya Asanga, um dos grandes mestres de Nalanda no século IV, apresentou o ensinamento de Maitreya para o atingimento de shamatha através da aplicação especial de oito antídotos que visam superar os cinco obstáculos à concentração, em nove estágios.
Plataforma: Zoom
Horário: 19h00-21h00 (horário de Brasília)
Data: Quinta-feira, 20 de maio de 2021
Professor: Geshe Ngawang Phende
Intérprete: Jeanne R. Pilli
Regulando as emoções por meio da psicologia budista
Emoções negativas, como a raiva, o autocentramento, a ganância, a ignorância e assim por diante são a principal causa de muitos problemas que enfrentamos em nossas famílias, nas comunidades e internacionalmente. Quando estamos sob a influência de emoções negativas e nos afundamos nelas, nossas mentes ficam obscurecidas e tornam-se incapazes de tomar decisões inteligentes. Dessa forma surge todo tipo de conflito, desde disputas pessoais, até guerras internacionais e conflitos globais. Essas emoções negativas podem ser controladas e reguladas pela aplicação da psicologia e da filosofia budistas, através da lógica e do raciocínio, de modo que nossa tomada de decisão possa ter resultados construtivos.
Plataforma: Zoom
Horário: 19h00-21h00 (horário de Brasília)
Data: Quinta-feira, 27 de maio de 2021
Professor: Geshe Ngawang Phende
Intérprete: Jeanne R. Pilli
Ciência e consciência
Será que observamos a realidade como ela é ou a criamos? A consciência é um conceito fundamental para o entendimento da natureza humana. Entretanto, há pouco consenso científico a seu respeito. Conversaremos sobre algumas teorias existentes, abordagens científicas para testá-las e suas limitações.
Plataforma: Zoom
Horário: 10h30-12h30 (horário de Brasília)
Data: sábado e domingo, 15 e 16 de maio de 2021
Professor: Dr. Mauricio Watanabe Ribeiro
O estado de ser: o que é e como cultivá-lo?
Nos últimos anos, parece que as pessoas estão à procura de bem-estar físico, mental e emocional e nem sempre sabem qual caminho tomar para busca-los; ou até mesmo podem não ter a certeza de tê-lo encontrado.
A compreensão do bem-estar genuíno tem como essência o cultivo do estado de ser. As práticas da plena atenção e compaixão serão primordiais nesse processo. Permitir perceber e sentir a experiência tal como ela é, será compartilhada nessas duas palestras.
Plataforma: Zoom
Horário: 10h30-12h30 (horário de Brasília)
Data: sábado e domingo, 10 e 11 de abril de 2021 (dois sessões)
Professor: Dra Luiza Hiromi Tanaka
Culinária tibetana: momos e shatok com o ting momo
Os momos são preparados e fechados manualmente, um a um, com o mesmo carinho e cuidado que uma mãe tem na criação de seus filhos. Por isso, para alguns tibetanos ele é considerado um “Carinho de Mãe”. E o prato de Shatok consiste em um composê de legumes crocantes com carne ou cogumelos, que é servido com o Ting Momo, um delicado pão tibetano cozido no vapor em formato de caracol. Os tibetanos costumam desenrolar o pão com as próprias mãos e mergulhá-lo no molho antes de comer.
Plataforma: Zoom
Horário: 19h00-21h00 (horário de Brasília)
Data: Terça-feira e quarta-feira, 27 e 28 de abril (dois sessões) de 2021
Chef Tibetano: Ogyen Shak
SOBRE OS PALESTRANTES:
Geshe Dorji Damdul é diretor da Tibet House e do Centro Cultural S.S. Dalai Lama em Deli desde 2005. Ven. Geshe Dorji Damdul serviu como tradutor oficial de S.S. Dalai Lama. Concluiu seus estudos no Instituto de Dialética Budista (IBD) em Dharamsala, na Universidade Monástica de Drepung e no Colégio Tântrico Gyumed. Foi professor convidado na Universidade de Cambridge, Inglaterra, em 2003 e na Universidade de Deli, onde ministrou palestras em três departamentos – Filosofia, Psicologia e Estudos Budistas. Esteve envolvido na produção de vários livros importantes de S.S. o Dalai Lama, como ‘Além de Religião’ e ‘Consciência Emocional’. Atualmente, atua como diretor da Tibet House e do Centro Cultural de S.S. o Dalai Lama em Nova Deli. Ele dá palestras e aulas de filosofia e psicologia em várias universidades, como Delhi University e Jawaharlal Nehru University e na Tibet House de Deli. Tem viajado pela Índia e no exterior, ensinando filosofia budista e conduzindo retiros intensivos. É amplamente reconhecido como estudioso budista, transmitindo conhecimento a estudantes e intelectuais da área.
Geshe Ngawang Phende é professor residente do Centro Drepung Loseling em Atlanta (EUA) e bastante próximo de Geshe Lobsang Tenzin Negi, PhD da Universidade de Emory. Geshe Phende obteve o diploma de Geshe Lharampa (PhD em Filosofia Budista) pela Universidade Monástica Drepung Loseling em 2001 e, posteriormente, o grau Ngagrampa em estudos tântricos budistas pelo Monastério Gyumey no sul da Índia em 2002. Antes de se mudar para os Estados Unidos, Geshe Phende também atuou como professor residente do Centro Budista Tibetano Lam Rim em Johannesburgo, África do Sul, por quase quatro anos.
Dra. Luiza Hiromi Tanaka é Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP e Pós-doutora pelo Programa de Enfermagem da UNIFESP, e professora aposentada do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. Foi tutora da Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade da UNIFESP. Instrutora de práticas meditativas pela Associação Palas Athena e Teacher trainer do Programa MBPM Mindfulness e compaixão para a saúde de Respira Vida Breathworks, com dupla acreditação, Reino Unido e Espanha. Atua na empresa NeuroConecte – Educação emocional. Membro da diretoria da Tibet House Brasil
Dr. Mauricio Watanabe Ribeiro é neuroengenheiro e atualmente realiza seu pós-doutorado na Harvard Medical School/MGH. Praticante budista e instrutor no programa Cultivating Emotional Balance.
Chef Tibetano Ogen Shak, um tibetano refugiado, que após escapar do Tibet cruzando o Himalaia a pé em busca de liberdade, dedica-se a divulgar e preservar sua cultura de sabedoria e paz, hoje ameaçada de extinção, ao povo brasileiro. Ele mora e trabalha no Brasil.
INTÉRPRETE:
Jeanne R. Pilli é farmacêutica-bioquímica e intérprete de grandes professores de meditação. Certificada para formar professores no programa Cultivating Emotional Balance no Brasil.
Mediadora: Dra. Shelly Bhoil
por Colaboração para o GLMRM | 15 de outubro de 2024 Leticia Veloso Na noite da última quinta-feira (10), o Soulloop, aplicativo líder de astrologia e bem-estar, em parceria com a Compassionate Films, celebrou o lançamento do documentário “Nunca Esqueça o Tibete: A História Não Contada do Dalai Lama” com um...Read more
No Dia Mundial da Saúde Mental (10102024), um evento especial foi realizado em São Paulo, Brasil, para o lançamento de Nunca Esqueça o Tibet, um documentário oficialmente endossado pelo Escritório do Tibete, produzido pela Compassionate Films (Reino Unido) O filme conta a incrível história da fuga de Sua Santidade...Read more
Em outubro de 2024, o Brasil recebe o lançamento de Never Forget Tibet: A História Não Contada do Dalai Lama, um documentário emocionante que narra a fuga de Sua Santidade, o Dalai Lama, durante a invasão chinesa em 1959 🎬 O filme, dirigido por Jean-Paul Mertinez da Compassionate Films, estará disponível nas...Read more
“Recentemente, em Zurique, na Suíça, tive a feliz oportunidade de, mais uma vez, ver pessoalmente Sua Santidade, o Dalai Lama, e ouvir seus ensinamentos Essa experiência me encheu de uma mistura de alegria e tristeza Ao contrário de vê-lo na televisão, vê-lo pessoalmente desta vez me mostrou o quanto ele...Read more
Faça sua doação para que a Tibet House Brasil possa continuar o trabalho de preservar e disseminar os valores culturais e espirituais do Tibete.
Mais informação
Tibet House Brasil
Rua Guarará, 108 - Loja 2
Jardim Paulista, São Paulo
SP - 01425-000
Brasil
Clique aqui para o Google Map
Telefone: +55 (11) 3889 0646
e-mail: info@tibethouse.org.br
Horário: De Segunda à Sexta das 10h00 às 18h00
Fechado temporariamente