July 6, 2024 9:26 am Back to Home
Neste dia auspicioso para celebrar o 89º aniversário do líder supremo do povo tibetano, Sua Santidade o Grande 14º Dalai Lama, o Kashag, em nome de todos os tibetanos no Tibete e no exílio, gostaria de prestar nossa homenagem a Sua Santidade o Dalai Lama. Estendemos também nossos sinceros cumprimentos ao nosso ilustre convidado, Sua Excelência o Ministro-Chefe de Sikkim, Shri Prem Singh Tamang; ao Convidado Especial Membro do Lok Sabha de Arunachal Pradesh, Shri Tapir Gao; Sua Excelência o Presidente da Assembleia Legislativa de Sikkim, Shri Mingma Norbu Sherpa; à Honorável Bhutila Karpoche, Vice-Presidente do Parlamento Estadual de Ontário; aos Honoráveis Ministros do Estado de Sikkim: Hon. Shri Bhin Hang Subba; Hon. Shri Puran Kumar Gurung; Hon. Shri Pintso Namgyal Lepcha; Hon. MLA Shri Erung Tenzing Lepcha; Hon. MLA Shri Sanjeet Kharel; Namgyal Gangshontsang, Prefeito de Oetwil am See, Suíça, e todos os convidados presentes, de perto e de longe, que vieram especialmente para participar da celebração, e a todos aqueles que estão celebrando esta ocasião ao redor do mundo.
Nesta ocasião memorável, ao nos regozijarmos de várias formas ao redor do mundo para celebrar o aniversário de Sua Santidade o Dalai Lama, cada um de nós deve lembrar-se de que é hora de ser proativamente compassivo, em solene gratidão aos incansáveis esforços de Sua Santidade o Dalai Lama em criar uma comunidade global compassiva.
De acordo com o calendário tibetano, este ano marca o 90º aniversário de Sua Santidade o Dalai Lama. Segundo o calendário moderno, Sua Santidade completará 90 anos em 6 de julho de 2025. A partir de julho de 2025, o Kashag dará início a uma série diversificada de eventos ao longo do ano para celebrar este marco como o “Ano da Compaixão”. Como um precursor deste evento significativo, o Kashag apresentará brevemente os quatro compromissos principais de vida de Sua Santidade O Dalai Lama em quatro eventos oficiais separados ao longo deste ano, incluindo a ocasião de hoje, como um lembrete gentil aos seguidores e amigos de que a melhor maneira de agradar seu Lama é colocar em prática suas palavras de conselho.
O primeiro compromisso vitalício de Sua Santidade é promover a felicidade de toda a humanidade com base no conceito de unidade da humanidade. Aqui está como Sua Santidade, ao longo dos anos, procedeu para defender, de maneiras ligeiramente diferentes, o espírito de altruísmo, responsabilidade universal, avanço dos valores humanos e ética secular. Durante a primeira visita de Sua Santidade aos países europeus em 1973, ele enfatizou a prática do altruísmo — um estado de espírito que abandona o ganho egoísta e realiza um senso de compromisso com o bem-estar dos outros quando surge a oportunidade de ajudar. Este conceito eventualmente evoluiu para o que hoje é conhecido como Responsabilidade Universal. Nos anos 1990, Sua Santidade começou a dar breves discursos sobre o conceito de ética secular. Em 10 de maio de 1999, em seu discurso sobre “Ética para o Novo Milênio” no Royal Albert Hall em Londres, Sua Santidade falou sobre a promoção dos valores humanos como uma responsabilidade de ser humano. O discurso não especificou se deveria ser baseado na ética secular ou religiosa. No entanto, em Varanasi, no ano 2000, Sua Santidade propôs publicamente o conceito de ética secular não dependente de nenhuma religião específica.
O conceito de unidade da humanidade é baseado na natureza da interdependência que afeta uns aos outros. Sua Santidade aconselha contra a discriminação com base em país, origem nacional, raça, idioma, cor, ideologia, cultura, classe, religião ou qualquer outra. Ele ressalta e elabora sobre o fato inegável de que indivíduos e sociedades como um todo são interdependentes, entre outros, em comércio e finanças, política e militar, transporte e meio ambiente.
Enquanto ansiarmos por uma vida fisicamente saudável, mentalmente feliz e longa, livre de doenças, devemos valorizar a compaixão, a bondade amorosa, a paciência, o contentamento e a conduta ética. Quando confrontados com desafios variados, deve-se evitar a noção de ser a única vítima sob um senso de desespero, perdendo assim a capacidade de enfrentar o desafio. Em vez disso, deve-se estar positivamente orientado para resolver os obstáculos em etapas através do esforço cooperativo. Sua Santidade acredita que pensar a longo prazo, ao invés de curto prazo, priorizando os outros antes de si mesmo e trabalhando pelo bem comum ao invés de interesses individuais são responsabilidades inevitáveis da humanidade. Sua Santidade não diz isso por causa de seu título, ou porque ele é um líder budista ou um porta-voz livre do povo tibetano, mas sim como alguém profundamente comprometido com o bem-estar humano e o respeito aos valores humanos.
Sua Santidade continua enfatizando a importância da ética secular. Todos os 8 bilhões de seres humanos neste mundo aspiram à felicidade e abominam o sofrimento. Um oitavo de nós são não-crentes, e os crentes não apenas seguem diferentes religiões, mas também diferentes tradições dentro dessas religiões. As palestras de Sua Santidade sobre os meios para gradualmente estender a necessidade de felicidade individual para toda a humanidade baseiam-se na presença da compaixão que poderia trazer verdadeira felicidade e paz.
Com base em atitudes e sentimentos humanos inatos, Sua Santidade escreveu centenas de livros para encorajar o desenvolvimento e o aprimoramento de valores e qualidades humanas básicas. ‘O Poder da Compaixão’ em 1995, ‘A Arte da Felicidade’ em 1998, ‘Ética para o Novo Milênio’ em 2001 e ‘Além da Religião: Ética para um Mundo Inteiro’ geraram profundo interesse em todo o mundo.
Para enfrentar os desafios presentes e futuros crescentes da disparidade entre ‘ricos e pobres’ e de ‘nós e eles’, Sua Santidade fala amplamente sobre a necessidade de entender a natureza interdependente de nossa existência para mais abertura e responsabilidade mútua e a necessidade de uma educação baseada em viver com compaixão. Sua Santidade também enfatiza a necessidade de eliminar a principal causa de nosso sofrimento, o conceito de ‘eu e meu’, que traz pensamentos inflexíveis. Sua persistência em incluir a compaixão e a sabedoria como parte da educação moderna holística resultou em tais práticas em mais de 130 países até hoje, além de convenções anuais de discussões internacionais sobre isso. Para simbolizar seu respeito pelos inestimáveis pensamentos de Sua Santidade, muitas nações ocidentais o honraram com cerca de 300 prêmios prestigiosos e doutorados honorários.
Sua Santidade visitou mais de 60 países quase 300 vezes e se encontrou com quase 500 figuras políticas e religiosas. Suas palestras públicas e visitas a cerca de 60 universidades ajudaram a abrir as mentes de milhões através das mensagens baseadas em seus quatro compromissos e outras valiosas percepções.
No próximo ano, conforme mencionado acima, o Kashag decidiu celebrar, de acordo com o calendário ocidental, o nonagésimo aniversário de Sua Santidade o Grande 14º Dalai Lama formalmente e internacionalmente ao longo do ano. O comitê organizador da celebração do 90º aniversário, liderado pelo Secretário do Gabinete, será composto por funcionários públicos dos três pilares da democracia e dos principais departamentos. Este comitê será responsável pela coordenação e suporte geral. Na Índia, Nepal e Butão, cada um dos departamentos será responsável por organizar eventos regulares e especiais do 90º aniversário sob sua jurisdição. Sob o DIIR (Departamento de Informação e Relações Internacionais), cada um dos Escritórios do Tibete formará comitês organizadores em cada nação sob sua jurisdição para desenvolver e executar eventos em níveis nacional e institucional. Em um momento apropriado, anunciaremos um portal online dedicado para baixar materiais que podem ser acessados por todos. Isso inclui filmes, documentários, exposições e mais, e também para upload de eventos realizados.
No mês passado, após a aprovação do ‘Resolve Tibet Act’ em ambas as câmaras do Congresso dos EUA, uma delegação bipartidária de alto nível composta por sete membros do Congresso liderada pelo Presidente do Comitê de Relações Exteriores da Câmara, o Deputado Michael McCaul, visitou propositalmente Dharamshala e apresentou uma cópia emoldurada da legislação a Sua Santidade o Dalai Lama. Os discursos dos delegados em apoio ao Tibete no evento público organizado pela Administração Central Tibetana em sua honra emocionaram muitos corações. Na ocasião, a Ex-Presidente da Câmara, Nancy Pelosi, proclamou: ‘Sua Santidade o Dalai Lama, com sua mensagem de conhecimento, tradição, compaixão, pureza de alma e amor, ele viverá para sempre”.
A legislação destinada a resolver a disputa Sino-Tibetana reconhece a disputa Sino-Tibetana como não resolvida e que o status legal do Tibete ainda precisa ser resolvido sob a lei internacional, conforme a política oficial do governo dos EUA. Reconhece o direito do povo tibetano à autodeterminação, aponta a narrativa distorcida da história tibetana pelo governo chinês e insta negociações. No geral, demonstra claramente o reconhecimento das conquistas de Sua Santidade, Kashag e o Parlamento Tibetano no Exílio, resultando na aceitação da Centralidade do Tibete como uma nação do governo dos EUA. Em nome de tibetanos dentro e fora do Tibete, o Kashag expressa nossa gratidão ao governo dos EUA e, particularmente, ao Congresso dos EUA.
Em breve celebraremos o 33º aniversário da concessão do Prêmio Nobel da Paz a Sua Santidade o Dalai Lama em 10 de dezembro. É inegável que a luta justa dos tibetanos pela liberdade e justiça se amplificou a partir daquele dia. Além do reconhecimento mundial das contribuições de Sua Santidade o Dalai Lama à humanidade, também serviu como uma base mais firme para o movimento tibetano. A popularidade de Sua Santidade e o apoio mundial contínuo ajudaram a despertar uma conscientização global sobre a questão do Tibete e o movimento pacífico do Tibete, fornecendo um farol de esperança para a humanidade. Portanto, o Kashag também felicita todos os tibetanos e expressa nossa mais profunda gratidão a todos os defensores dos direitos humanos.
Conforme avançamos para um novo capítulo na história do movimento tibetano, o Kashag gostaria de aproveitar a ocasião de hoje para declarar que continuaremos a seguir o caminho da Via do Meio de acordo com os conselhos de Sua Santidade o Dalai Lama. Sempre agradecidos pelas abençoadas instruções e direção de Sua Santidade, o Kashag solicita aos tibetanos que se dediquem a serem receptores dignos das bênçãos de Sua Santidade e sigam com compromisso a visão e conselhos de Sua Santidade sobre a unidade do povo tibetano, a unidade da tradição religiosa tibetana e o estabelecimento de uma sociedade tibetana ética. O Kashag também apela aos tibetanos no Tibete para que trabalhem juntos em unidade e sinergia, de acordo com as leis locais, para preservar nossa identidade e cultura, incluindo a prática do idioma tibetano. Isso seria um tributo sincero aos conselhos e ensinamentos de Sua Santidade o Dalai Lama e o desejo coletivo de Seu Povo.
Com esta auspiciosa ocasião, o Kashag gostaria de concluir rezando pela boa saúde de Sua Santidade o Dalai Lama e sua longa vida. Possamos todos sempre ser os sortudos beneficiários das palavras abençoadas de Sua Santidade, guiados por sua iluminação compassiva.
O KASHAG em 6 de julho de 2024
Nota: Esta é uma tradução do comunicado traduzido para o inglês a partir do tibetano. Caso surjam discrepâncias, favor considerar a versão em tibetano como final e rigorosa.
por Colaboração para o GLMRM | 15 de outubro de 2024 Leticia Veloso Na noite da última quinta-feira (10), o Soulloop, aplicativo líder de astrologia e bem-estar, em parceria com a Compassionate Films, celebrou o lançamento do documentário “Nunca Esqueça o Tibete: A História Não Contada do Dalai Lama” com um...Read more
No Dia Mundial da Saúde Mental (10102024), um evento especial foi realizado em São Paulo, Brasil, para o lançamento de Nunca Esqueça o Tibet, um documentário oficialmente endossado pelo Escritório do Tibete, produzido pela Compassionate Films (Reino Unido) O filme conta a incrível história da fuga de Sua Santidade...Read more
Em outubro de 2024, o Brasil recebe o lançamento de Never Forget Tibet: A História Não Contada do Dalai Lama, um documentário emocionante que narra a fuga de Sua Santidade, o Dalai Lama, durante a invasão chinesa em 1959 🎬 O filme, dirigido por Jean-Paul Mertinez da Compassionate Films, estará disponível nas...Read more
“Recentemente, em Zurique, na Suíça, tive a feliz oportunidade de, mais uma vez, ver pessoalmente Sua Santidade, o Dalai Lama, e ouvir seus ensinamentos Essa experiência me encheu de uma mistura de alegria e tristeza Ao contrário de vê-lo na televisão, vê-lo pessoalmente desta vez me mostrou o quanto ele...Read more
Faça sua doação para que a Tibet House Brasil possa continuar o trabalho de preservar e disseminar os valores culturais e espirituais do Tibete.
Mais informação
Tibet House Brasil
Rua Guarará, 108 - Loja 2
Jardim Paulista, São Paulo
SP - 01425-000
Brasil
Clique aqui para o Google Map
Telefone: +55 (11) 3889 0646
e-mail: info@tibethouse.org.br
Horário: De Segunda à Sexta das 10h00 às 18h00
Fechado temporariamente