October 28, 2016 11:37 pm Back to Home
A tradição tibetana de esculpir madeira data do século VII, frequentemente ornamentando vigas de casas, portas, molduras de janelas, bem como móveis. Da mesma forma que em outras artes tibetanas, os temas das esculturas geralmente eram imagens e símbolos, representados segundo um padrão determinado. Diversos tipos de flores, montanhas, nuvens e outros elementos da natureza, além dos símbolos religiosos, têm todo um estilo em que devem ser desenhados; logo, tornar-se um mestre em escultura em madeira significa conhecer um vasto repertório de temas e de modelos.
Embora a escultura tibetana em madeira não seja uma arte religiosa, devido à ligação tão próxima que há da cultura tibetana com o budismo, muitos dos temas mais populares têm sim um significado religioso. Entre os símbolos esculpidos mais comuns estão os Tashi Tar-gye (Oito Símbolos Auspiciosos), que são também as primeiras esculturas que todo artesão principiante aprende a fazer.
Antigamente, no Tibete, os escultores trabalhavam também como carpinteiros, arquitetos e engenheiros. Eles eram responsáveis por construir as vigas e os pilares de um edifício, cuidadosamente analisando cada pedaço de madeira para determinar qual poderia aguentar peso e em que direção. As vigas eram encaixadas uma na outra, sem o uso de ferragens, e ainda é assim em diversas áreas. Assim, os escultores precisavam ser mestres na elaboração de junções complexas que deveriam segurar o peso de toda uma estrutura. Até os móveis eram geralmente criados sem o uso de ferragens; eram montados encaixando-se, engenhosamente, painéis esculpidos para juntos formar a mobília toda.
No processo de produção de uma escultura tibetana em madeira, primeiro uma imagem do modelo é assentada na superfície plana da madeira. Depois um arco de serra tibetano, feito com bambu, é usado para fazer os buracos na imagem. Por fim, utiliza-se um cinzel para esculpir o desenho, tanto pela frente como na parte de trás, criando um efeito de profundidade.
O treinamento inicial para estudantes de escultura em madeira é de três anos. Nos primeiros três meses, os estudantes nem praticam na madeira; apenas focam em aprender a desenhar os modelos tradicionais. Em seguida, os estudantes são ensinados a fazer o próprio kit de cinzéis, que os acompanhará por toda vida, aprendendo também a utilizá-los. A princípio, os estudantes começam a esculpir em madeira de pinho, porque ela é bastante macia e perdoa alguns erros, para depois passar para madeira de teca. Os aprendizes também precisam dominar algumas técnicas básicas de carpintaria para cortar e juntar peças de madeira.
Depois de aprenderem o processo básico de escultura tibetana em madeira, eles começam a trabalhar geralmente esculpindo tronos e armários elaborados que passam a ornamentar templos e altares de casas e monastérios. Só depois de anos de experiência poderão ser realmente considerados mestres dessa arte.
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