April 9, 2023 5:16 pm Back to Home
São Paulo, 9 de abril de 2023 (Manhã da Páscoa Cristã)
Ontem na sede da Tibet House Brasil na Capital de São Paulo, tivemos a conclusão e dispersão da Sagrada Mandala Budista Tibetana de Areia, elaborada por Lama Losang Samten, em sua temporada pela América Latina, em vários países e cidades.
Lama Losang Samten, esteve juntamente com sua esposa a concertista violinista Soo Kyong, por mais de um mês disseminando, criando e dispersando Mandalas Sagradas de areia na America Latina e aqui no Brasil, pela Paz Pessoal e Mundial para todos os seres sem exceção.
Entre 11 a 20 de março de 2023, o Lama Losang Samten criou e dispersou a Mandala do Buda da Medicina no Kagyu Tekchen Chöling “Jardín donde se difunden las enseñanzas del Gran Camino de Buda”, na Capital da Argentina, Buenos Aires, centro budista tibetano associado ao Karma Triyana Dharmachakra (KTD), sob a autoridade espiritual de XVII ° KARMAPA and Dorje Chang Bokar Rinpoche.
Tivemos a criação por Lama Losang Samten de Mandala de Areia Tibetana na Colombia, em sua capital Bogota, Mandala do Buda da Medicina, de 21 a 25 de março, no Yamantaka Centro de Meditacion Budista, com apoio da Pontifícia Universidad Javeriana, na Área de Exposições do Edifício Gerard Arango na Facultad de Artes da Universidad Javeriana.
E finalmente, tivemos em terras brasileiras a presença do Mestre Tibetano oferecendo-nos preciosas oportunidades de presenciar esta arte tradicional sagrada, elaborada ao vivo, na Capital do Rio de Janeiro, no bairro de Laranjeiras, no Centro Shiwa Lha (Shantideva) que é parte integrante da Foundation for the Preservation of the Mahayana Tradition (FPMT), centro budista tibetano dirigido pela Monja Ani Tenzin Namdrol, de 28 a 31 de março e em Cabreúva, SP, 2 a 4 de abril, com o Workshop e elaboração da Mandala do Buda da Sabedoria, Mandala Sagrada de Manjushri, p e aqui na sede da Tibet House Brasil, na Capital de São Paulo, no Jardim Paulistano.
Este evento em São Paulo, de todos promovidos e realizados pela THB na América Latina desta temporada do primeiro semestre de 2023, foi o último de uma série deles, criados e exibidos pelo exímio artista tradicional tibetano e mestre Lama Losang Samten.
A Mandala Sagrada de Areia do Buda iniciada na THB em 5 de abril (quarta-feira, referida na religião Cristão como Quarta Feira de Cinzas durante o período da Paixão de Cristo) com todos dias de criação a presença extremamente extasiada do público em na sede da THB, culminada em sua dispersão no dia 8 de abril (Sábado de Aleluia).
Nestas oportunidades tivemos ainda a maravilhosa música ao vivo, da violinista concertista e esposa de Lama Losang Samten, Soo Kyong.
A musicista violinista Soo Kyong executou obras com seu violino, durante toda exibição diariamente, tocando belas música do repertório clássico Ocidental, o que tornou a atmosfera do evento um verdadeiro deleite para os olhos e ouvidos de todo público.
Na THB o Lama Losang Samten criou a Mandala Sagrada de Areia do Buda da Medicina, na aspiração de beneficio de todos não só na cura das doenças do corpo mas na cura das nossas emoções aflitivas, como chamamos no budismo tibetano, cura esta para toda humanidade.
Na data de 5 de abril de 2023, finalizando esta temporada de exposições e ensinamentos na América Latina de Lama Losang Samten, tivemos a Cerimônia de Abertura da Sagrada Mandala com o início da Mandala aqui na THB a ilustre presença da convidada de honra para abertura oficial do nosso evento, a Secretária de Direitos Humanos, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, Soninha Francine (Sonia Francine Gaspar Marmo), a qual nos brindou com sua presença amorosa e compassiva de quem se dedica a causas de Direitos Humanos nesta cidade e para todo o mundo.
Soninha Francine é cineasta, uma apresentadora de televisão e ingressou na vida pública, dedicando-se dentro e fora dela a ações sociais, inclusive com o Projeto Assistencial de Tulku Pema Rinpoche no Brasil, a Casa Bodsatva.
Nos dias que se seguiram a visitação diária de praticantes, simpatizantes do budismo e da cultura e espiritualidade tibetana, e até mesmo muitos transeuntes foi constante e intensa, das 10h as 18h na THB. Todos queriam ver o Lama Tibetano fazendo a tão tradicional e famosa Mandala de Areia tibetana. Lembrando que são pouquíssimos os que praticam e ensinam tal prática no mundo atual.
Na data de ontem, 8 de abril de 2023, tivemos a conclusão e o encerramento do evento da Sagrada Mandala de Areia Tibetana, com a presença igualmente ilustre e convidada de honra da Cerimônia de Dispersão da Mandala de Areia Tibetana, a Vereadora da Capital de São Paulo, Cris Monteiro.
Cris Monteiro atuou como diretora em grandes bancos de investimentos americanos, principalmente em áreas de Compliance (fundamentalmente a aplicação da ética e seus valores na execução de trabalhos), e há alguns anos ingressando na carreira pública como Vereadora da Cidade de São Paulo, vem se dedicando nesta Capita a causas relativas a educação e inovação e ética na administração pública, incluindo uma lei de combate ao abandono e evasão escolar que já foi protocolada em mais de 90 cidades e pode beneficiar até 5 milhões de estudantes no Brasil.
Ambas Convidadas de Honra, Soninha Francine e Cris Monteiro notória e reconhecidamente conduzem suas vidas privadas e públicas pautadas em respeito a todos os povos, ações designadas com amor, compaixão e bondade.
SS Dalai Lama sempre recorda-nos da importância das práticas de cooperação inter-religiosa e de conduta responsável nos negócios, no governo e em outras esferas de atividade da vida.
O Lama Losang Samten durante todos os dias do evento compartilhou o olhar budista tibetano a todos visitante, explicando sobre a Mandala do Buda da Medicina e os significados mais externos dos 8 Símbolos Auspiciosos, lembrando que são ensinamentos iniciais, mas que há níveis mais profundos para cada um deles, e então culminando na Cerimônia de Finalização da Mandala.
O Lama Losang Samten compartilhou ainda com todos presentes a bela história de um idoso muito especial que faz pedidos a um coelho brasileiro também muito especial.
Convidou-nos a rezarmos juntos cada um em seu coração a prece de seu próprio credo ou religião. Ainda pediu-nos para que ouvíssemos com a atenção a leitura da “Oração de São Francisco de Assis”.
A história do coelhinho brasileiro (jamais a esqueceremos!) e a prece de São Francisco de Assis, palavras tocantes de bondade e compaixão tocou profundamente a todos presentes que sorriam e até mesmo choraram emocionados.
Solicitou a então no momento da Cerimônia de Finalização da Mandala, a Cris Monteiro que iniciasse orientando-a aos atos de dissolução da Mandala, em que todos presentes puderam levar consigo um pouquinho das areias sagradas tibetanos para abençoar suas vidas, seus altares e lares.
Lama Losang Samten, ainda em muitos momentos do evento da importância de respeitarmos uns aos outros bem como a estabelecer relações e o diálogo interreligioso de modo ético e compassivo, assim como é ensinado e praticado por SS Dalai Lama, lembrou-nos.
Ainda disse da importância de o Brasil recepcionar a Tibet House Brasil com os braços abertos – assim como o Cristo Redentor no Rio de Janeiro – diante do qual Lama Losang Samten quedou-se embevecido e admirado com a grandeza e inspiração para bondade amorosa, respeito mutuo. compaixão entre os povos.
Convidou-nos ainda a considerar que as 4 (quatro) visitas de SS Dalai Lama ao Brasil assim como a instalação e inauguração da Tibet House Brasil como “belos motivos, oportunidades e a Tibet House Brasil é um lugar para preservação, cultivo e a disseminação da cultura e espiritualidade tibetana e que o povo tibetano se sente realmente muito acolhido nas terras brasileiras, aqui dentro, como no próprio Tibet em tempos imemoráveis” disse Lama Losang Samten.
O Evento contou ainda com a presença do Sr Tsewang Phuntso, nosso ex Diretor e Representante de SS Dalai Lama para a América Latina, o qual criou e instalou a THB, permanecendo em atividade aqui no Brasil, prestando seus serviços a nossa associação cultural e espiritual em terras Brasileiras por 4 (quatro) anos.
O Sr. Tsewang Phuntso deu explicações sobre a Mandala Sagrada de Areia Tibetana, e a importância dos estudos acadêmicos junto a mestres qualificados para a compreensão do budismo tibetano. Que todos os mestres budistas tibetanos qualificados seja qual for a escola respeitam SS Dalai Lama e suas orientações.
Nosso atual Diretor e Representante de SS Dalai Lama para a América Latina, Sr. Jigme Tsering, convocou a importância do Brasil para a THB e para o povo oriundo Tibet e preservação cultura tibetana. E o quanto SS Dalai Lama oferece a todos ensinamentos para vida harmônica e próspera de todos seres humanos, assim como os mestres que O respeitam profundamente o fazem!
Durante todos os dias de criação da Sagrada Mandala de Areia Tibetana, incluindo os momentos da Cerimônia de Abertura e a Cerimônia de Encerramento e Dispersão tivemos a presença de muitas pessoas de todas idades (de zero a 108 anos!), incluindo a presença de idosos e crianças que tiveram a oportunidade de utilizar os objetos de inserção de areias coloridas na Mandala de Areia Tibetana, orientados pelo Mestre Losang Samten e sua esposa Soo Kyong.
Tivemos ainda nos dias do evento, presenças ilustres dignas de nota, tais como a tradutora e interprete Helena Hungria, Claudia Carvalho, Paula Rozin e seu esposo Artur Rozin, o sr. Shoban Saxena também Dra Shelly Bhoil e o artista e professor de arte tradicional budista tibetana, Sr. Ngawang Loday, dentre tantas outras pessoas igualmente preciosas.
Durante exposição e palestras sobre Mandala de Areia, Helena Hungria e Ana Vieira Paulo interpretaram e traduziram todos os textos.
Ontem o Lama Losang Samten e sua talentosa esposa Soo Kyong já retornaram para casa nos Estados Unidos onde residem, com a promessa de breve retorno! E já estamos com saudades!
Hoje aqui no Brasil, bem como em outros países do mundo, comemora-se a Páscoa Cristã. Um momento considerado como o Renascimento de Jesus Cristo após sua Paixão. É uma grande oportunidade para lembrarmos do exemplo de Jesus Cristo dado ao mundo.
No budismo tibetano, consideramos que SS O Dalai Lama seja uma reencarnação do Avalokiteshvara (Chenresig em tibetano). Ele é o bodisatva da compaixão e o protetor de todos os seres vivos, e é pública e notória a frase de Sua Santidade: “a melhor religião é a que te fizer uma pessoa melhor!”
E também de compartilharmos esses valores universais do amor, da compaixão e do perdão, sempre prestigiados por SS Dalai Lama, inclusive citando seu grande amigo o Arcebispo Cristão Desmond Tutu, que dizia referindo-se a Sua Santidade “um budista, um cristão. Dois irmãos.”
Que todos possamos nos inspirar com a compaixão compartilhada aqui no Brasil e em todo mundo e conduzir nossas vidas com o regozijo de ver a felicidade de nossos semelhantes. A THB agradece a presença e deseja a todos Feliz Páscoa!
por Colaboração para o GLMRM | 15 de outubro de 2024 Leticia Veloso Na noite da última quinta-feira (10), o Soulloop, aplicativo líder de astrologia e bem-estar, em parceria com a Compassionate Films, celebrou o lançamento do documentário “Nunca Esqueça o Tibete: A História Não Contada do Dalai Lama” com um...Read more
No Dia Mundial da Saúde Mental (10102024), um evento especial foi realizado em São Paulo, Brasil, para o lançamento de Nunca Esqueça o Tibet, um documentário oficialmente endossado pelo Escritório do Tibete, produzido pela Compassionate Films (Reino Unido) O filme conta a incrível história da fuga de Sua Santidade...Read more
Em outubro de 2024, o Brasil recebe o lançamento de Never Forget Tibet: A História Não Contada do Dalai Lama, um documentário emocionante que narra a fuga de Sua Santidade, o Dalai Lama, durante a invasão chinesa em 1959 🎬 O filme, dirigido por Jean-Paul Mertinez da Compassionate Films, estará disponível nas...Read more
“Recentemente, em Zurique, na Suíça, tive a feliz oportunidade de, mais uma vez, ver pessoalmente Sua Santidade, o Dalai Lama, e ouvir seus ensinamentos Essa experiência me encheu de uma mistura de alegria e tristeza Ao contrário de vê-lo na televisão, vê-lo pessoalmente desta vez me mostrou o quanto ele...Read more
Faça sua doação para que a Tibet House Brasil possa continuar o trabalho de preservar e disseminar os valores culturais e espirituais do Tibete.
Mais informação
Tibet House Brasil
Rua Guarará, 108 - Loja 2
Jardim Paulista, São Paulo
SP - 01425-000
Brasil
Clique aqui para o Google Map
Telefone: +55 (11) 3889 0646
e-mail: info@tibethouse.org.br
Horário: De Segunda à Sexta das 10h00 às 18h00
Fechado temporariamente