August 29, 2024 4:58 pm Back to Home
“Recentemente, em Zurique, na Suíça, tive a feliz oportunidade de, mais uma vez, ver pessoalmente Sua Santidade, o Dalai Lama, e ouvir seus ensinamentos. Essa experiência me encheu de uma mistura de alegria e tristeza. Ao contrário de vê-lo na televisão, vê-lo pessoalmente desta vez me mostrou o quanto ele envelheceu. Mesmo quando falava, sua voz estava visivelmente mais fraca do que antes. Isso foi profundamente comovente e difícil de suportar.
Sua Santidade dedicou toda a sua energia de corpo, fala e mente para o nosso bem, e ver como sua condição física se tornou frágil me encheu de angústia e de um renovado sentimento de gratidão. Em minha mente, essas sensações pareciam competir entre si.
Devido à sua condição física e aparente fadiga, evitei falar muito, apenas expressei que não há nada mais importante do que orar por sua longa vida para o bem do Dharma e de todos os seres. Anotei todos os outros tópicos que gostaria de discutir e os apresentei por escrito. Sua Santidade passou cerca de 10 minutos analisando cuidadosamente tudo isso.
Ele mencionou que há profecias de que ele viverá até os 110 anos de idade. Ele expressou que seu principal desejo é fazer uma peregrinação ao Monte Wutai, na China, e enfatizou que os ensinamentos completos dos veículos maiores e menores, incluindo o tantra, constituem um tesouro único que se encontra apenas na Terra das Neves,o Tibete. Ele enfatizou a importância de preservar, manter e difundir esses ensinamentos.
Em suma, ver Sua Santidade pessoalmente e ouvir suas palavras dessa vez infundiu em mim uma sensação sem precedentes de sua preciosidade. Também me impressionou o fato de que devemos cumprir todos os desejos de Sua Santidade para esta vida pronta e rapidamente, sem atrasos ou distrações.
Sua Santidade já fez esforços e sacrifícios inconcebíveis por nós. Agora, considerando sua idade e condição física, não há propósito maior do que ele descansar e cuidar de sua saúde. Todos, nós e os outros, devemos ser conscientes disso e demonstrar preocupação genuína.
Ademais, enquanto Sua Santidade ainda estiver vivo e bem de saúde, se ele puder retornar ao Tibete e pisar em seu solo, isso atenderia às esperanças de todos os tibetanos no Tibete, tanto os vivos quanto os falecidos, e realizaria os desejos do Lama. Portanto, é fundamental que todos os nossos irmãos e irmãs tibetanos mantenham relações puras e harmoniosas, trabalhando juntos para realizar rapidamente a visão de Sua Santidade. Devemos oferecer todo o apoio que pudermos, mesmo que seja apenas dedicando orações dia e noite, sem pausa. Chegamos a um momento crítico.
Independentemente de afiliações regionais, denominações religiosas, pontos de vista ou posições, para o bem-estar do Tibete como um todo, devemos priorizar o que é importante e deixar de lado as questões menores. É fundamental que não confundamos ouro com cobre nem vendamos sândalo como cinza comum.
Mais importante ainda, tendo em mente que temos um Lama que é joia que realiza os desejos, peço a todos que trabalhem com grande determinação pela causa geral do Dharma e pelo bem-estar do povo tibetano.
Apresentado, à Sua Santidade, o Dalai Lama, por Karma Ogyen Trinley Dorje em 28 de agosto de 2024”.
Tradução do Tibetano para o Inglês Ven. Tongkhor Rinpoche e para o Português, Bia Bispo.
por Colaboração para o GLMRM | 15 de outubro de 2024 Leticia Veloso Na noite da última quinta-feira (10), o Soulloop, aplicativo líder de astrologia e bem-estar, em parceria com a Compassionate Films, celebrou o lançamento do documentário “Nunca Esqueça o Tibete: A História Não Contada do Dalai Lama” com um...Read more
No Dia Mundial da Saúde Mental (10102024), um evento especial foi realizado em São Paulo, Brasil, para o lançamento de Nunca Esqueça o Tibet, um documentário oficialmente endossado pelo Escritório do Tibete, produzido pela Compassionate Films (Reino Unido) O filme conta a incrível história da fuga de Sua Santidade...Read more
Em outubro de 2024, o Brasil recebe o lançamento de Never Forget Tibet: A História Não Contada do Dalai Lama, um documentário emocionante que narra a fuga de Sua Santidade, o Dalai Lama, durante a invasão chinesa em 1959 🎬 O filme, dirigido por Jean-Paul Mertinez da Compassionate Films, estará disponível nas...Read more
"Ecos do Tibete: Diáspora, Identidade e Preservação Cultural" explora as experiências dos tibetanos que vivem no exterior enquanto se esforçam para manter seu patrimônio cultural Através de histórias pessoais e perspectivas acadêmicas, este livro destaca os desafios e sucessos na preservação das tradições...Read more
Faça sua doação para que a Tibet House Brasil possa continuar o trabalho de preservar e disseminar os valores culturais e espirituais do Tibete.
Mais informação
Tibet House Brasil
Rua Guarará, 108 - Loja 2
Jardim Paulista, São Paulo
SP - 01425-000
Brasil
Clique aqui para o Google Map
Telefone: +55 (11) 3889 0646
e-mail: info@tibethouse.org.br
Horário: De Segunda à Sexta das 10h00 às 18h00
Fechado temporariamente