27 Apr,2024 Horário: De Segunda à Sexta das 10.00 às 18.00 horas

Dalai Lama: nosso futuro está em nossas mãos

December 3, 2017 2:48 pm    Back to Home

DALAI LAMA, 1 DE DEZEMBRO DE 2017

Este é um artigo da Turning Points, uma revista que explora o que os momentos críticos deste ano podem significar para o próximo ano.

Uma fenda em uma plataforma de gelo flutuante na Antártida atingiu seu ponto de ruptura e deu origem a um enorme iceberg, que agora flutua nos mares. É uma imagem apropriada para um mundo que se sente sob pressão e à beira de… bem… de tudo – pronto para se romper e se libertar. A temperatura política global está subindo, o futuro da verdade está em debate e o espectro do conflito nuclear paira no ar. Pedimos a Sua Santidade o Dalai Lama para compartilhar seus pensamentos conosco sobre como lidar com tudo isso.

Estamos enfrentando uma época de grande incerteza e agitação em muitos cantos do nosso planeta. Quando pensamos em transformar o mundo um lugar melhor, o interesse pelo outro é fundamental.

Nosso futuro está completamente em nossas mãos. Dentro de cada um de nós existe o potencial de contribuir positivamente para a sociedade. Embora um único indivíduo em meio a tantos neste planeta possa parecer muito insignificante para produzir um grande efeito no curso da humanidade, são nossos esforços pessoais que determinarão a direção que nossa sociedade irá tomar.

Onde quer que eu vá, sempre me considero apenas um dos 7 bilhões de seres humanos vivos neste momento. Nós todos compartilhamos um desejo fundamental: queremos viver uma vida feliz, e isso é nosso direito legítimo. Não há formalidade quando nascemos, e nem quando morremos. Nesse meio tempo, devemos nos tratar como irmãos e irmãs porque compartilhamos esse mesmo desejo: paz e contentamento.

Infelizmente, enfrentamos todo tipo de problema, muitos deles criados por nós mesmos. Por quê? Porque somos influenciados por emoções como egoísmo, raiva e medo.

Um dos remédios mais eficazes para lidar com padrões de pensamento destrutivos é cultivar a “bondade amorosa” pensando naquilo que une todos os 7 bilhões de seres humanos do mundo. Se refletirmos sobre o que faz com que todos sejamos iguais, as barreiras entre nós diminuirão.

A compaixão nos traz mais calma e mais autoconfiança, permitindo que nossa maravilhosa inteligência humana funcione sem impedimentos. A empatia está nos nossos genes – os estudos mostraram que até mesmo bebês de 4 meses são capazes de sentir empatia. As pesquisas mostraram diversas vezes que a compaixão leva a uma vida bem-sucedida e gratificante. Por que, então, não nos concentramos mais em cultivá-la na idade adulta? Quando estamos com raiva, nossa capacidade de julgamento é unilateral – não somos capazes de levar em consideração todos os aspectos da situação. Com uma mente calma, conseguimos ter uma visão mais ampla de qualquer circunstância que estivermos enfrentando.

A humanidade é rica na diversidade que surgiu naturalmente da vasta extensão do nosso mundo, desde a variedade de idiomas e formas de escrever até as diferentes normas e costumes sociais. No entanto, quando enfatizamos excessivamente a raça, a nacionalidade, a fé ou o nível de renda ou de educação, esquecemos nossas inúmeras semelhanças. Queremos um teto sobre nossas cabeças e comida em nossas barrigas, para nos sentirmos seguros e para que nossos filhos cresçam fortes. Ao buscarmos preservar nossa própria cultura e identidade, precisamos também nos lembrar que somos parte de uma mesma humanidade e precisamos trabalhar para nutrir o afeto em relação a todos.

No século passado, a inclinação para resolver problemas por meio do uso da força mostrou-se invariavelmente destrutiva e perpetuou o conflito. Se quisermos transformar este século em um período de paz, devemos resolver os problemas por meio do diálogo e da diplomacia. Já que nossas vidas estão tão profundamente interligadas, os interesses dos outros também são nossos. Acredito que adotar atitudes que criam divisões contraria esses interesses.

Nossa interdependência traz vantagens e armadilhas. Embora nos beneficiemos de uma economia global e de uma capacidade de comunicação e saibamos o que está acontecendo no mundo de forma instantânea, também enfrentamos problemas que ameaçam a todos. A mudança climática em particular é um desafio que nos convida mais do que nunca a fazer um esforço comum para defender o bem comum.

Aos que se sentem desamparados diante de sofrimentos insuperáveis, lembro que ainda estamos nos primeiros anos do século XXI. Temos tempo para criar um mundo melhor e mais feliz, mas não podemos ficar sentados à espera de um milagre. Cada um de nós precisa agir, viver a vida de forma significativa, servindo aos nossos semelhantes, ajudando os outros sempre que possível e fazendo todos os esforços para não nos ferirmos uns aos outros.

Lidar com emoções destrutivas e praticar bondade amorosa não é algo que devemos deixar para a próxima vida, mirando o céu ou no nirvana – devemos viver aqui e agora. Estou convencido de que podemos fazer com que os indivíduos sejam mais felizes, as comunidades sejam mais felizes e a humanidade seja mais feliz, cultivar um coração afetuoso, permitindo que prevaleça o que temos de melhor dentro de nós.

Tradução livre de Jeanne Pilli do original: https://www.nytimes.com/2017/12/01/opinion/dalai-lama-despair-future.html

Related Posts

April 8, 2024 7:23 pm

By Dar Ovais | Dharamshala | Hindustan Times As relíquias Kapilavastu do Senhor Buda foram apresentadas ao Dalai Lama na quinta-feira (Escritório de SS Dalai Lama) As relíquias sagradas de Kapilavastu do Senhor Buddha Shakyamuni foram oferecidas ao líder espiritual tibetano Dalai Lama em sua residência em McLeodganj...Read more

April 5, 2024 12:07 pm

Por Dar Ovais, Dharamshala Hindustan Times 05 de abril de 2024 Essas relíquias foram oferecidas ao Dalai Lama por Waskaduwe Mahindawansa Mahanayaka Thero do Mosteiro Raja Guru Shri Subuti Mahavihara no Sri Lanka As relíquias Kapilavastu do Senhor Buda foram apresentadas ao Dalai Lama na quinta-feira (Escritório de SS...Read more

February 1, 2024 12:09 pm

Temos o prazer de anunciar uma série transformadora de ensinamentos sobre a sabedoria profunda e atemporal contida nas 37 Práticas de um Bodhisattva, de Gyalse Tokme Sangpo Esse antigo texto, com raízes na tradição budista Mahayana, oferece um roteiro para o cultivo da compaixão, da sabedoria e do altruísmo em...Read more

January 19, 2024 3:07 pm

A noite de 14 de janeiro de 2024, na Tibet House Brasil em São Paulo, foi marcada pelo retumbante sucesso da palestra do estimado Tenzin Wangyal Rinpoche sobre "O Poder da Respiração na Antiga Tradição Iogue do Tibete" O evento testemunhou uma participação esmagadora da comunidade brasileira, destacando seu grande...Read more

Faça sua doação para que a Tibet House Brasil possa continuar o trabalho de preservar e disseminar os valores culturais e espirituais do Tibete.
Mais informação

Tibet House Brasil
Rua Guarará, 108,
Jardim Paulista, São Paulo
SP - 01425-000
Brasil

Telefone: +55 (11) 3889 0646
e-mail: info@tibethouse.org.br

Horário: De Segunda à Sexta das 10h00 às 18h00
Fechado temporariamente

* indicates required