01 May,2024 Horário: De Segunda à Sexta das 10.00 às 18.00 horas

No clima frio, chá de manteiga tibetano é o café da manhã dos campeões

November 25, 2016 8:26 pm    Back to Home

Food&Wine | Por Priya Krishna | 18 de Outubro de 2016

No Tibet, colocar manteiga na bebida matutina é uma tradição de séculos. Na região dos Himalaias, em condições de muito frio e de alta altitude, beber o salgado, calórico e energizante po cha – ou chá de manteiga – é um ritual diário que compõe grande parte da muitas vezes esparsa dieta tibetana. “O Tibet é a região de planalto mais alta do mundo, portanto chá é como se fosse um tipo especial de oxigênio para nós”, disse Tsering Tamding la, um chef de cozinha tibetano que mora em Oakland, na Califórnia.

O que é Chá de Manteiga

Monks drinking yak butter tea while watching Cham dance at Tashilhunpo Monastery - Shigatse, Tibet - High Road to Lhasa Trip Sept 2006O chá foi introduzido na região tibetana lá atrás no século X, e o po cha nasceu não tanto como um ritual, mas como um meio de sobrevivência, uma vez que é feito a partir de recursos que estão disponíveis naquela região montanhosa: chá preto cultivado em Pemakoe, no sul do Tibet; manteiga feita com leite dos iaques que vivem nas redondezas; e sal, o tempero primordial.  A medicina tibetana também defende há muito tempo a combinação de chá com manteiga como um meio de turbinar a mente e o corpo. Ao contrário da cultura que envolve o chá em países como o Japão, cerimônias complexas cheia de nuances praticamente não existem quando se trata de bo ja – é uma bebida simples e essencial.

Como fazer o Chá de Manteiga?

Embora seja bem simples em relação à lista de ingredientes, o chá de manteiga demanda um certo tempo para ser preparado. O chá preto é a base; é preferível uma variedade especial produzida em Pemakoe, já que proporciona uma base robusta e meio esfumaçada para receber a mistura de leite concentrado. Um tijolinho dessas folhas de chá fica então de molho por uma quantidade bem razoável de tempo – “até que a cor se torne quase preta”, segundo Tamding la. Isso pode levar metade de um dia. O chá, então, é despejado em um recipiente térmico especial feito de bambu. Acrescentam-se  algumas colheres de manteiga, um punhado de sal e, às vezes, um pouco mais de leite. “Bata tudo junto, como se fosse um coquetel” – ensina Tamding la. Embora leite de vaca seja utilizado de vez em quando, o mais comum mesmo é usar o leite de iaque, que é mais rico e menos doce – resultado da dieta do iaque do Himalaia, que é bastante concentrada em grama e arbustos. Além do sabor em si, Tamding la afirma que a manteiga é muito apreciada na cultura tibetana porque simboliza “riqueza, prosperidade e algo que dura bastante tempo”.

553150630-templo-de-jokhang-servicio-divino-budismo-tibetano-teO resultado final é um chá que mais parece uma sopa bem encorpada do que um chá propriamente dito. E é assim mesmo que deve ser consumido: em tigelas fundas que são continuamente reabastecidas – uma única tigela demanda várias centenas de goles. Quanto ao sabor, pode ser um pouco inusitado no início por não ser quase nada doce, mas Tamding la explica que isso é comum para os tibetanos, uma vez que a gastronomia deles tende a não ser muito doce. A irmã de Tamding la, Tashi, acrescenta: “É como uma sopa leve ligeiramente salgada. Não é muito pesado – não tem gosto nenhum de creme ou manteiga. É, na verdade bem, suave e rico.  No clima frio, você fica bem satisfeito”.

“Nossos pais e avós e nossos antepassados todos tomavam [chá de manteiga], disse Tashi Tamding la. “Da mesma forma que os americanos tomam o café da manhã deles, nós tomamos o nosso chá de manteiga”.

O que comer com o Chá de Manteiga

Assim como uma sopa, po cha é muitas vezes consumido puro ou com um pedaço de pão, de acordo com Tamding la. Mas há também um costume que é comum de despejar o chá na tsampa, ou farinha de trigo, para fazer um ensopado bem parrudo.

*Artigo adaptado do original

Related Posts

April 8, 2024 7:23 pm

By Dar Ovais | Dharamshala | Hindustan Times As relíquias Kapilavastu do Senhor Buda foram apresentadas ao Dalai Lama na quinta-feira (Escritório de SS Dalai Lama) As relíquias sagradas de Kapilavastu do Senhor Buddha Shakyamuni foram oferecidas ao líder espiritual tibetano Dalai Lama em sua residência em McLeodganj...Read more

April 5, 2024 12:07 pm

Por Dar Ovais, Dharamshala Hindustan Times 05 de abril de 2024 Essas relíquias foram oferecidas ao Dalai Lama por Waskaduwe Mahindawansa Mahanayaka Thero do Mosteiro Raja Guru Shri Subuti Mahavihara no Sri Lanka As relíquias Kapilavastu do Senhor Buda foram apresentadas ao Dalai Lama na quinta-feira (Escritório de SS...Read more

February 1, 2024 12:09 pm

Temos o prazer de anunciar uma série transformadora de ensinamentos sobre a sabedoria profunda e atemporal contida nas 37 Práticas de um Bodhisattva, de Gyalse Tokme Sangpo Esse antigo texto, com raízes na tradição budista Mahayana, oferece um roteiro para o cultivo da compaixão, da sabedoria e do altruísmo em...Read more

January 19, 2024 3:07 pm

A noite de 14 de janeiro de 2024, na Tibet House Brasil em São Paulo, foi marcada pelo retumbante sucesso da palestra do estimado Tenzin Wangyal Rinpoche sobre "O Poder da Respiração na Antiga Tradição Iogue do Tibete" O evento testemunhou uma participação esmagadora da comunidade brasileira, destacando seu grande...Read more

Faça sua doação para que a Tibet House Brasil possa continuar o trabalho de preservar e disseminar os valores culturais e espirituais do Tibete.
Mais informação

Tibet House Brasil
Rua Guarará, 108,
Jardim Paulista, São Paulo
SP - 01425-000
Brasil

Telefone: +55 (11) 3889 0646
e-mail: info@tibethouse.org.br

Horário: De Segunda à Sexta das 10h00 às 18h00
Fechado temporariamente

* indicates required