Horário: De Segunda à Sexta das 9.00 às 18.00 horas

O Tibet House Brasil foi aberto ao público com uma conferência do Dr. Daniel Goleman

Com uma brilhante conferência do Dr. Daniel Goleman, reconhecido autor, psicólogo, jornalista científico e amigo próximo de Sua Santidade, o Dalai Lama, o Tibet House Brasil foi aberto ao público em São Paulo no dia 8 de Novembro  de 2015.

Dr. Goleman, conhecido internacionalmente através de seu livro “Inteligência Emocional”, dissertou sobre o tema: “Uma força para o bem, a visão do Dalai Lama para o nosso mundo”. Este também é o título do seu último livro publicado em junho de 2015 e coincidiu com o Octogésimo aniversário de Sua Santidade. O livro foi lançado simultaneamente em 17 línguas, incluindo o Português.

Antes da apresentação do Dr. Goleman, o Sr. Tsewang Phuntso, representante de Sua Santidade, o Dalai Lama para a região Latino-americana, cumprimentou formalmente o Dr. Goleman e a plateia. Falou brevemente sobre o Tibet House Brasil, seus objetivos e futuras atividades. A professora doutora Lia Diskin, co-fundadora da Associação Palas Athena e assessora do conselho, resumiu os esforços realizados pelo Sr. Tsewang Phuntso e por ela mesma, durante os últimos anos, para fundar o Tibet House Brasil. Expressou sua imensa alegria em estar presenciando a realização deste projeto e o fato de contar com a presença de Tsewang no Brasil para administrar o centro.

A Dra. Elisa Kozasa, neurocientista, membro do Mind & Life Institute e presidente do conselho apresentou o Dr. Goleman ao público.  No início da sua palestra, o Dr. Goleman destacou o que o Dalai Lama quer dizer a todos os indivíduos, não importando o contexto cultural ou religioso de cada um, se é crente ou não. Logo, o Dr. Goleman comentou a mensagem de Sua Santidade sobre a importância de manter a saúde emocional, afastando pensamentos e ações destrutivos. Falou extensamente sobre a compaixão, entre os seres humanos bem como na Economia, a fim de diminuir a distância entre ricos e pobres; na ecologia para assegurar a  sustentabilidade do meio ambiente e a proteção da mãe terra em benefício das gerações futuras.

Mais tarde, o Dr. Goleman falou sobre a mensagem de Sua Santidade em relação à não-violência e paz, principalmente promovendo o diálogo como instrumento para resolver conflitos relevantes ou mesmo irrelevantes. Enquanto abordava estes temas, o Dr. Goleman contou algumas anedotas interessantes à plateia sobre como as mensagens de Sua Santidade impactaram a vida de muitas pessoas ao redor do mundo. Depois da conferência, o Dr. Goleman respondeu à algumas perguntas feitas pelo público.

Lama Rinchen, membro do conselho do Tibet House Brasil e um budista tibetano brasileiro da tradição Sanya, pronunciou os agradecimentos. Logo após a palestra o Dr. Goldman assinou seus livros e foi servido um pequeno lanche. Foi um evento muito animado tanto para os oradores como para o público onde todos compartilharam  um momento agradável.  Um centenar de acadêmicos, profissionais, intelectuais e estudantes da filosofia budista compareceram à palestra que teve lugar no salão de conferências da Associação Palas Athena.